"Criar condição favoráveis para que o homem e a mulher do campo permaneça em suas comunidades com qualidade de vida".
"Criar condição favoráveis para que o homem e a mulher do campo permaneça em suas comunidades com qualidade de vida".
AAPSSE -Associação dos Apicultores de Sento Sé, está localizada na comunidade rural de Andorinha, em uma área chamada Fazenda Beleza, no município de Sento Sé, Bahia.
A AAPSSE foi registrada em 2002, mas seus trabalhos iniciaram em 1990, o alicerce, vem da igreja católica com o grupo de jovens ligados as atividades pastorais sociais na zona rural do município, objetivando o despertar do interesse dos pequenos produtores/as da agricultura familiar. Neste processo a apicultura tem grande relevância como complemento de renda e inclusão social, criando assim condições favoráveis para que o homem e a mulher do campo permanecessem na comunidade, onde já estão acostumados a conviver dentro da realidade e dificuldades impostas por a região semiárida.
Com início das primeiras atividades em 1990, entre os anos 1996 e 2001, a AAPSSÉ já discutia sobre a formalização de uma associação ou cooperativa, nesta época também iniciou se a construção da casa do mel.
Batista Junior (2013), destaca que a apicultura é uma atividade muito produtiva, e que está se expandindo muito, apresentando-se como uma excelente alternativa de exploração de propriedades rurais, além de ser uma atividade que atende ao tripé da sustentabilidade com o compromisso ecológico, social e econômico.
Em 2008 foi iniciando a produção dos derivados da mandioca, e em 2011 foi dado ao início ao beneficiamento de frutas.
'Balaio da Caatinga' foi o nome mais apropriado que o grupo AAPSSE encontrou para da a marca aos seus produtos, o nome tem origem derivada aos recipientes que as pessoas levavam as feiras em tempo passados, para retornarem com as compras da semana, tinha de tudo neste balaio, carne, cereais, farinha, frutas, verduras, etc. Nesta perspectiva o grupo adotou o nome balaio, e como o grupo tem uma produção bem diversificada e derivada da caatinga, adotou este como seu segundo nome, formando o ‘balaio da caatinga’.
Atualmente A AAPSE, vem trabalhando com a extração de mel, e possui SIE (Selo de Inspeção Estadual). produz sequilhos e petas a base de mandioca, e comercializa uma variedade grande de frutas e hortaliças in natura na feira agroecológica local, lojas da agricultura familiar e economia solidária, além da comercialização através da Rede Central da Caatinga.
Para mais informações: