"Envolvidos pelo Aroma da Caatinga, a comunidade se organizou em torno da produção sustentável visando a geração de trabalho e renda".

Fonte: Adriana Ferreira Nascimento

AROMA DA CAATINGA

A Associação Comunitária Agropastoril de Curral Novo/jacaré foi fundada em 1986, tem sede na comunidade de Curral Novo, região de Massaroca em Juazeiro, ao norte da Bahia.

Quando a associação surgiu, algumas pessoas da comunidade já realizavam o extrativismo do umbu, e produziam doces para consumo próprio, ou vendiam na comunidade, outros comercializavam as sacas do umbu in natura para atravessadores, que os adquiriam a preços baixíssimos.

Em 2009, com o projeto Recaatingamento financiado pela Petrobras e executado através do Irpaa (Instituto Regional da Pequena agropecuária Apropriada), veio a proposta para construção da fábrica (unidade de beneficiamento do umbu), a comunidade passou por varais formações e intercâmbios em cidades vizinhas por meio da RSNS (Rede Sabor Natural do Sertão, atual central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga), conhecendo grupos que já beneficiavam o umbu a exemplo da Coopercuc (Uauá).

A unidade de beneficiamento, foi inaugurada em 2012, realizando beneficiamento de frutas nativas, gerando renda as famílias da comunidade, tanto as que estão envolvidas com o extrativismo como as que beneficiam diretamente.

Como a maioria das frutas nativas, são sazonais sendo produzidas em períodos específicos do ano, o processamento destas frutas permite que estejam disponíveis por um tempo maior, garantindo também uma diversidade de formas de consumo destas frutas, tais como: doces, geleias, compotas, etc., (COSTA, 2011).

A associação de Curral Novo, comercializa seus produtos com a marca ‘Aroma da Caatinga’, inspirada na produção do grupo que é somente de frutas da caatinga, maracujá da caatinga e umbu, e que de acordo com o grupo o nome remente aroma que é sentido nos produtos.

Atualmente, o grupo beneficia o umbu, maracujá da caatinga e tamarindo, produzindo doces, geleias, licor e polpas. Comercializa nas feiras regionais da agricultura familiar, lojas da agricultura familiar e economia solidária, além da comercialização através da Rede Central da Caatinga.


Para mais informações: