Tipos de organismos

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

Perceber a diferença entre escorpiões e borboletas parece tão óbvio quanto separá-los em grupos diferentes das plantas. Compreender ciclos de vida de parasitas assim como conhecer a biodiversidade pode ter o papel importante de conscientizar as futuras gerações sobre a preservação do meio ambiente.

Assim, responder algumas perguntas se faz nescessário:

  • O que são os seres vivos?
  • Como são os seres vivos, e quais são os principais grupos de organismos?

O que são os seres vivos?

Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.

Os seres vivos são aqueles que são constituídos por células, buscam energia para sobreviver, respondem a estímulos do meio, se reproduzem e evoluem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias.

Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Como são os seres vivos, e quais são os principais grupos de organismos?

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com o tipo de células as quais constituem os organismos vivos.

Atualmente os seres vivos são classificados em três domínios:

  • Archaea
  • Bacteria
  • Eukarya

Os Archaea e Bacteria são procariotos, significando que seu conteúdo celular não são separados por núcleo, o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

Os Eukarya consistem em organismos que tem conteúdo celular organizado, onde o material genético encontra-se separado em um núcleo e há presença de diversas organelas responsáveis pelo funcionamento celular. O domínio Eukarya pode ser dividido em quatro reinos: Protista (protistas), Fungi (fungos), Plantae (plantas), Animalia (animais).

As estratégias alimentares, que são importantes em muitas aplicações de Engenharia Ambiental, também diferem entre os reinos e domínios. Alguns organismos obtêm seu alimento por absorção (captação de nutrientes dissolvidos, como no reino Fungi), alguns através de fotossíntese (fixação da energia luminosa em moléculas orgânicas simples, como no reino Plantae) e alguns por ingestão (captação de nutrientes particulados, como no reino Animalia). Alguns membros dos reinos Plantae e Protista combinam fototrofia e heterotrofia em mixotrofia, uma prática na qual a nutrição vem da fotossíntese e da capacidade de captação de carbono orgânico dissolvido e/ou particulado.