https://ecoescolas.abaae.pt/escola/escola-basica-da-pontinha/
Os Delegados Ambientais elaboraram um jogo alusivo ao tema “Ar”.
Os alunos realizaram pesquisas e escolheram ou criaram imagens alusivas ao tema, as quais foram, posteriormente, desenhadas por eles em cartões. Cada cartão foi digitalizado e impresso de modo a criar pares de cartões exatamente iguais. No verso dos cartões foi colocado o símbolo do Eco-Escolas e foram plastificados para garantir uma maior durabilidade.
O jogo está disponível para a Comunidade Escolar. Ao jogar este jogo pretende-se sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar a qualidade do ar e alertar para os impactos da poluição na saúde e nos seres vivos.
Os Delegados Ambientais e os alunos do Projeto "Da Pontinha para o Futuro"- Sala do Futuro, participaram na visita de estudo à Estufa fria de modo a sinalizar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. A Estufa Fria de Lisboa é um espaço de lazer e educação que promove a valorização das plantas e a conservação da biodiversidade.
Por fim, os alunos foram ao 3D FUN ART Museum que é um espaço com um conceito inovador de museu, que combina arte e diversão, proporcionando aos visitantes uma experiência envolvente e momentos memoráveis.
O jardim vertical existente na escola foi remodelado e expandido com a realização da oficina “plantações de produtos hortícolas” e o jardim dos morangueiros.
Para a construção da estrutura de madeira e operacionalização do jardim vertical contámos com a colaboração de alguns elementos da Comunidade Escolar.
A Junta de Freguesia de Pontinha e Famões colaborou na dinamização da horta.
O canteiro de madeira foi oferecido por uma docente da escola.
A comemoração do Dia Mundial da Obesidade na E.B. Pontinha, pretendeu consciencializar a Comunidade Educativa sobre esta doença.
Para assinalar este dia, os Delegados Ambientais confecionaram “panquecas saudáveis e coloridas” e de seguida, realizaram um lanche convívio.
Esta atividade foi dinamizada pela coordenadora do CAF da Escola e contou com a participação de uma nutricionista.
Todas as receitas foram partilhadas na equipa dos Delegados Ambientais do Teams.
No âmbito da temática da Economia Circular - Resíduos e do PESA, da Câmara Municipal de Odivelas, os Delegados Ambientais e os alunos da Sala do Futuro visitaram o Centro de Triagem da Valorsul no Lumiar.
Com esta atividade pretendeu-se levar os alunos a reconhecer e identificar a problemática do aumento de produção de resíduos; distinguir os diferentes fluxos de encaminhamento de resíduos existentes e sensibilizá-lo para a redução e para o encaminhamento adequado de todo o tipo de resíduos produzidos.
A primeira reunião do Conselho Eco-Escolas teve início com a apresentação de uma coreografia na qual foram utilizados instrumentos musicais, construídos pelos Delegados Ambientais e alunos da Sala do Futuro, utilizando materiais de desperdícios e outros materiais decorativos. A coreografia (ensaios e apresentação) e a construção de instrumentos foram dinamizadas pela professora Sofia Marquês.
No contexto das disciplinas de Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica, foram elaborados enfeites de Natal recorrendo a diversos materiais reutilizáveis, integrando as aprendizagens desenvolvidas em cada uma das áreas.
Estas atividades tiveram como objetivo promover a reutilização de materiais usando a criatividade e originalidade e sensibilizar os alunos para a importância do correto encaminhamento dos resíduos.
O Dia Mundial do Pi e o Dia Internacional da Matemática foram assinalados com a exposição de trabalhos de pesquisa e de maquetes em forma da letra Pi construídas com material de desperdício
Esta comemoração teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da Matemática e para a valorização da reutilização de materiais, estimulando a sua criatividade e originalidade.
O Centro de Apoio à Aprendizagem colaborou nesta atividade confecionando bolachinhas com a forma da letra Pi.
No âmbito do tema da Biodiversidade deu-se continuidade, ao longo do ano letivo, à reprodução de suculentas utilizando diferentes métodos.
As suculentas são plantas adaptadas à retenção de água, o que as torna ideais para climas secos e de fácil manutenção. Contribuem para a preservação do solo e promovem o uso sustentável da água assumindo relevância tanto ambiental como simbólica.