No dia 13 de setembro de 2024, teve lugar, na nossa escola, a receção aos alunos do 1.º ano e respetivos Encarregados de Educação que os acompanharam, na visita por toda a escola.
A receção contou com a presença da Adjunta da Direção, Professora Manuela Álvaro, com as Professoras Titulares de Turma, respetivamente, Ana Cristina Silva, Cristina Cruz e Carla Vaz, a Professora Ester Amaral, a Professora Bibliotecária, Maria Nazarete Catré, as Assistentes Operacionais e dois representantes da Associação de Pais/Encarregados de Educação.
Homenagem à aluna Constança Moreira, do 4.º B.
No dia 5 de outubro de 2024, os alunos finalistas, no ano letivo 2023/24, pais desses alunos, familiares, a Coordenadora de Estabelecimento (professora Maria da luz Almeida), a Adjunta da Direção ( professora Manuela Álvaro), a professora titular (Ester Amaral), algumas assistentes operacionais, outros professores e amigos, reuniram-se na nossa escola para prestar uma bonita homenagem à aluna Constança Moreira, que nos deixou no passado dia 10 de agosto.
Pais e colegas quiseram perpetuar a sua presença, plantando uma magnólia em sua homenagem. O canteiro escolhido tem algum simbolismo. Fica próximo do bloco nascente, onde a Constança teve as aulas até ao quarto ano de escolaridade e fica também muito próximo do local onde decorreu a nossa festa de final de ano letivo, na qual tivemos o privilégio de contar com a sua presença, aliás, muito bonita no papel de princesa.
A Constança foi uma excelente aluna. Muito inteligente, perspicaz, meiga, bem disposta, amiga e muito amada por todos.
Ficará para sempre na memória de todos que a conheceram!♥️
♥️" A saudade é a melodia que toca suavemente nos corações que amam."♥️
Constança, linda!
Temos muitas saudades tuas! Foste, e és, muito amada, princesa!
Neste dia tinha tanta coisa boa para dizer sobre ti, mas a emoção tomou conta de mim, não consegui conter-me. Desculpa, ainda não consigo falar de ti, sem me emocionar. Foste uma menina incrível! Os teus pais, avós, outros familiares, colegas, professores, auxiliares e amigos jamais te esquecerão.
Estarás para sempre connosco, no pensamento, nas lembranças, na memória...
A tua professora,
Ester Amaral
Homenagem da avó Ana Cristina
Estamos hoje aqui para celebramos uma menina, a minha neta Constança, que viveu uma curta e rápida vida, mas que deixou uma forte marca nos nossos corações e uma saudade que se eterniza.
Falamos de saudade, na sua etimologia provem de Solitatem - Solidão, mas hoje nós não nos sentimos em solidão porque vocês estão, muitos de vós estiveram sempre connosco e nós, os avós, a mãe e toda a família manifestamos o agradecimento por esta celebração.
Desde o nascimento a vida exigiu à Constança, força, determinação e resiliência: nasceu muito prematura, lutou pela vida durante 72 dias no Serviço de Neonatologia, sempre com um sorriso que a acompanhou e que foi um dos traços do seu caráter, um sorriso inteligente e traquina.
A sua essência revelou-se, eu sei que ela sabe que eu sei, que continua a revelar-se em comportamentos e valores que alicerçam uma sociedade mais justa e mais igualitária.
A alegria, a empatia, o respeito pelo outro, a indignação face à injustiça, a proteção dos mais fracos, a facilidade em conquistar o outro, em fazer amizades, o humor desconcertante, a curiosidade e a ânsia de saber, o gosto eclético pelas artes, o ballet, a música- o Violino-, a pintura, o amor pelos animais, são muitas das facetas da sua personalidade. Ah! Quase me esquecia de falar da sua persistência, digo, para não dizer da sua teimosia, que na maioria das situações sabia fundamentar de forma argumentativa.
Gostava da Escola, falava com carinho dos professores, especialmente da sua professora Ester, das Senhoras Auxiliares e dos colegas.
Dizia que queria vir a ser Veterinária, por gostar muito de animais e pintora porque gostava de pôr no papel e na tela o que pensava e sentia.
Tudo corria bem, mas a doença veio ressaltar a sua melhor, digo eu, caraterística, a resiliência e a força anímica, contra a força bruta que a levou para outra dimensão e nos deixou memórias e muita saudade que, sendo eterna, só existe porque nos amámos muito.
Isto minha querida neta não é um adeus, é só um até breve, para ti que estás noutra dimensão é mesmo só um piscar de olhos. É um até breve, porque nos vamos encontrar de novo e até lá, temos as memórias e um pedacinho de luz que nos guia na nossa jornada.
Partiste, mas continuas viva na nossa saudade, saudade que eterniza a tua presença, e no amor com que vivemos as memórias. Sabes Constança as memórias e o amor são nossos, a morte não os consegue roubar.
Com a tua partida questionei-me:
Como posso continuar a amar um Ser que já não vejo?
A resposta chegou a mim, num sussurro, com o teu habitual e caraterístico humor.
- Avó, não sabes que não se ama com os olhos, mas com o coração!
Constança, sempre juntas, até breve!
Avó Ana Cristina
Visita dos alunos do Centro da Nossa Senhora da Anunciação
No dia 13 de março, a nossa escola recebeu a visita de alunos do Jardim de Infância da Nossa Senhora da Anunciação. Neste dia, tiveram a oportunidade de conhecer a escola e explorar diferentes espaços, começando pelas salas do primeiro ano, onde puderam interagir com as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores.
Além de visitar as salas de aula, os alunos do Jardim de Infância também estiveram na biblioteca e exploraram o exterior da escola, com destaque para o campo de futebol, campo de basquete e cantina, espaços muito valorizados pelos alunos da escola.
Esta visita teve como objetivo aproximar os futuros alunos da rotina escolar e proporcionar uma primeira experiência de integração no ambiente da EB Solum, promovendo o interesse e a familiaridade com os espaços educativos. A iniciativa foi recebida com entusiasmo tanto pelos alunos do Jardim de Infância como pelos alunos do primeiro ano, que acolheram os visitantes com muita simpatia.
Visita guiada pela professora Maria da Luz, coordenadora da escola.
Visita à nossa horta
Visita às instalações do CASPAE
Visita à cantina
Cantina
Na sala de aula
Olhar 21
No dia 20 de março, estiveram, na nossa escola representantes da Olhar 21, uma Associação que tem como missão promover a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência, em particular com trissomia 21, oferecendo apoio, recursos e oportunidades para que possam viver plenamente e atingir o seu potencial máximo.
Houve o desafio de trazer meias calçadas trocadas, uma de cada cor e/ou padrão, celebrando a diferença.
Foram dadas a conhecer as múltiplas atividades que a Associação desenvolve, em que consiste a trissomia 21 ou Síndrome de Down, na véspera do Dia Mundial que lhe é dedicado, numa sessão para as três turmas do 4.º ano de escolaridade, que decorreu na Biblioteca Escolar.
A finalizar a atividade, cada aluno pintou uma meia a seu gosto e, depois, todas as meias formaram um lindo painel, que ficou ao cimo das escadas do Bloco onde os alunos daquele ano de escolaridade têm aulas.
Esta foi uma atividade da iniciativa da Professora Ana Paula Ferreira da Educação Especial e da Biblioteca Escolar, em parceria com os Professores Titulares de Turma do 4.º ano.
500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões
Este ano assinalam-se os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Alunos do 4.º C da Escola Básica da Solum aceitaram o desafio de participar nos Clássicos em Rede I Olimpíadas da Cultura Clássica, trabalhando o Mito de Circe, referido na obra de Luís Vaz de Camões, um trabalho realizado numa parceria entre a Biblioteca Escolar e a Professora Titular de Turma Cláudia Esteves.
PARABÉNS AOS ALUNOS Crispiniano Txifunga, Giulianna Domingues, Gonçalo Serrão e João Silva.
O nosso agradecimento à Presidente da Associação de Professores de Latim e Grego, Célia Mafalda Oliveira, pela sua colaboração neste projeto, que primeiramente dinamizou uma sessão na Biblioteca Escolar sobre a Mitologia Grega e deu a conhecer o Mito de Circe, que viria a ser trabalhado para realizar o vídeo.