1.º Período
No dia 13 de setembro de 2024, teve lugar, na nossa escola, a receção aos alunos do 1.º ano e respetivos Encarregados de Educação que os acompanharam, na visita por toda a escola.
A receção contou com a presença da Adjunta da Direção, Professora Manuela Álvaro, com as Professoras Titulares de Turma, respetivamente, Ana Cristina Silva, Cristina Cruz e Carla Vaz, a Professora Ester Amaral, a Professora Bibliotecária, Maria Nazarete Catré, as Assistentes Operacionais e dois representantes da Associação de Pais/Encarregados de Educação.
No âmbito do Projeto Acolher e Apoiar para o Bem-estar, os Serviços de Psicologia e Orientação [S.P.O.], em parceria com os Professores Titulares de Turma, mobilizaram os alunos finalistas, de acordo com um horário e roteiro prévios, para acolher os alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi ilustrado um mural, por todos, e a assunção de um compromisso, pelos alunos mais velhos, de acompanhamento e apoio aos mais novos.
Os vários docentes deram as boas-vindas aos seus alunos, com cartazes e enfeites nas portas das suas Salas e nos corredores de acesso às mesmas. Deixamos aqui alguns exemplos deste acolhimento.
A nossa escola respondeu ao apelo que nos foi feito no sentido de ajudar os bombeiros com alimentos e bebidas. Foram colocadas duas caixas, uma em cada um dos blocos, para esta campanha de solidariedade.
Projeto Capas e Capinhas
Na manhã do dia 27 de setembro, os alunos do 2.º ano de escolaridade da Solum (2.º A e B) passaram pela experiência do que é ser um verdadeiro estudante universitário.
Dentro de uma “cidade em miniatura”, construída no Campo de Santa Cruz, foi possível visitar “as ruas e os edifícios mais emblemáticos da cidade” e desfrutar de diversas atividades educativas, recreativas e culturais. O objetivo da referida visita possibilitou despertar nos mais novos o sonho de virem a ser verdadeiros Estudantes Universitários.
Foi uma manhã diferente e muito divertida!
Dia do Animal - 4 de outubro
Ajude-os com alimentos, mantas e brinquedos!
Entregue esses alimentos na escola Básica da Solum.
As “Matilhas” e os “Palitinhos” agradecem cada contributo! 😊
outubro
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Durante o mês de outubro, as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, nas quais se inclui a da Escola Básica da Solum, desenvolvem as mais variadas atividades sob o mote comemorativo deste ano - "Bibliotecas Escolares a ligar comunidades" - um desafio lançado pela IASL (Internacional Association of School Librarianship) e pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).
Ações para ligar comunidades
Formação de utilizadores
A formação de utilizadores, promovida e dinamizada pela Professora Bibliotecária, pretende dar a conhecer aos alunos como se encontra organizada a Biblioteca Escolar, como funciona o empréstimo domiciliário, quais os cuidados a ter com os livros. Também são dadas a saber quais as atividades que nela os alunos podem realizar e quais são as normas que têm de cumprir.
A formação de utilizadores tem lugar não só relativamente à utilização da Biblioteca Escolar física, mas igualmente da BIBLIOtecLAR, o sítio digital da Biblioteca Escolar, dando-se a conhecer os vários recursos educativos que aí são disponibilizados pela Professora Bibliotecária.
Bibliotecas: Livros para celebrar
"Cuscas na Biblioteca Joanina" de Paulo Santos
Foi apresentado o livro de Paulo Santos, um pretexto para dar a conhecer o património de Coimbra, concretamente a Biblioteca Joanina e os animais que nela habitam: os morcegos, amigos dos livros. Foi feita uma visita virtual à Biblioteca Joanina, por meio do recurso que se encontra disponível na BIBLIOtecLAR, na página destinada ao Património de Coimbra.
Sendo duas as personagens principais desta história (uma abelha, a Cuscas, e um morcego, o Lucas), foi uma oportunidade para abordar a sua importância na polinização, que dá origem aos nossos alimentos, como as frutas e os legumes, e, consequentemente, na sustentabilidade do nosso planeta.
Projeto - Clínica dos bichinhos no Alma Shopping
Demonstração de JUDO
Nos dias 7,8,9 e 10 de outubro, todas as turmas da Solum tiveram a oportunidade de usufruir de uma sessão de JUDO. A prática de Judo oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Nestes momentos foi possível desenvolver a disciplina, a agilidade, a coordenação, o equilíbrio, o raciocínio lógico e o autocontrole. Foram quatro tardes incríveis!
A importância da Água
A turma do 2.ºA , da EB da Solum, realizou um painel sobre a "Água e a sua importância", no âmbito do seu projeto de Oferta Complementar. Os alunos reconheceram a importância de um dia de chuva, para o nosso planeta e expressaram a sua gratidão por este bem tão importante, sendo "A Água, fonte de vida!"
Dia da Alimentação - 16 de outubro
Musical Madagáscar - Convento de S. Francisco
No dia 25 de outubro, as turmas do 2.º ano foram ver o Musical Madagáscar ao Convento de S. Francisco. Foi uma manhã muito divertida!
A TERRA TREME - 5 de novembro
Hoje, 5 de novembro, às 11.05 horas, a EB da Solum participou no exercício de simulação de um sismo, denominado "Terra Treme", promovido pela Proteção Civil.
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.
Os nossos alunos participaram de forma ordeira e organizada. Estão de parabéns!
Visita ao Mercado Abastecedor de Coimbra
A visita ao Mercado Abastecedor de Coimbra
Atividade “5 ao dia”
Hoje,dia 8 de novembro, foi dia de visita de estudo ao Mercado Abastecedor de Coimbra, que fica em Taveiro. Saímos da escola às nove horas da manhã e regressámos ao meio dia. Foi uma viagem rápida de autocarro.
A turma do 4.º ano A foi dividida ao meio, para realizar a atividade “5 ao dia”. Um grupo de alunos foi descobrir vários tipos de maçãs, favas, ervilhas (estas duas leguminosas desidratadas), gengibre, louro e alecrim e as suas funções na alimentação.
O outro grupo foi cortar fruta aos pedacinhos (maçã, manga, quivi, laranja, abacaxi e pera) e colocar umas gotas de limão para não oxidar e fazer uma bela e colorida salada de fruta.
Seguidamente, os grupos trocaram de atividade.
Depois, já em conjunto, fomos para uma sala ouvir uma nutricionista falar sobre sustentabilidade alimentar e fizemos um jogo com cartões de várias frutas e legumes.
Foi uma manhã divertida e de aprendizagens novas.
Miguel Gabriel
4.º A, n.º 20
S. Martinho - 11 de novembro
No dia 11 de novembro, realizámos o Magusto na nossa escola. Para isso, contámos com a colaboração da Associação de Pais e com a ajuda preciosa das nossas Assistentes Operacionais. A dona Isabel, como já é habitual, tomou conta da fogueira. Os alunos cantaram e deliciaram-se com as castanhas. Foi uma tarde muito animada! Até tivemos direito a um bom "Verão de S. Martinho!
Visita ao Museu Machado de Castro
No dia 15 de novembro, os alunos do 4.º ano, da EB da Solum, foram visitar o Museu Machado de Castro, mais especialmente o Criptopórtico, o tesouro da Rainha Santa e a última Ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos.
Os alunos viajaram de autocarro e ao chegar foram diretamente visitar o Criptopórtico.
Aprenderam que a cidade de Coimbra, no tempo dos romanos, se chamava Aeminium e o Criptopórtico foi uma estrutura que suportava um fórum. Era todo de pedra e foi mandado construir pelo imperador Augusto, no séc. I.
A guia informou que, onde é agora o museu, já tinha sido a residência do Bispo de Conímbriga
A turma, também viu vários bustos, lápides, uma ara e uma cisterna.
De seguida, observaram algumas peças do tesouro da Rainha Santa Isabel.
Finalmente, viram os apóstolos da última Ceia de Cristo, esculpidos em terracota.
Foi uma visita agradável e de muitas aprendizagens!
Alunos da turma do 4.ºA
Sustentabilidade - Exposição de trabalhos do 2.º A
Os alunos do 2.º ano têm o prazer de apresentar os seus trabalhos sobre o tema sustentabilidade. Ao longo das últimas semanas, analisaram como as suas atitudes diárias podem ajudar a cuidar do planeta. Através de desenhos e textos simples, refletiram sobre temas como a reciclagem, a poupança de água e energia, o uso responsável dos recursos naturais e o respeito pela natureza. Esta exposição é o resultado da sua criatividade, empenho e crescente consciência ambiental.
Dia Universal dos Direitos das Crianças - 20 de novembro
Dia 20 de novembro, dia em que se comemora o Dia Universal dos Direitos da Criança, o 2.° B da EB da Solum refletiu e identificou os direitos que deveriam ter todas as crianças do Mundo.
Floresta Autóctone - sessão do dia 25 de novembro
No dia 25 de novembro, tivemos uma sessão na biblioteca com a senhora Ana Frias da escola Agrária de Coimbra. Ficámos a conhecer melhor a floresta autóctone e a sua importância.!
Letra Corrida - Festival de Literatura Infanto juvenil de Coimbra
No dia 25 de novembro tivemos um encontro com o escritor David Machado. Este encontro fez parte do Cartaz Oficial do Letra Corrida - Festival de Literatura Infanto Juvenil de Coimbra. Os alunos do 2.º e 3.º anos tiveram a oportunidade de conhecer, ouvir e conversar com o escritor, a conversa decorreu à volta dos livros A Noite dos animais Inventados, (Prémio Branquinho da Fonseca), O Tubarão na Banheira (Prémio Autores SPA/RTP), o Meu cavalo Indomável (Prémio Autores SPA/RTP)e Esta História.
Alimentação saudável e higiene oral com a Enfermeira Cristina - 2.ºB
A Enfermeira Cristina veio falar-nos sobre dois temas muito importantes para a nossa saúde: a alimentação saudável e a higiene oral.
Segundo a Enfermeira Cristina, aquilo que comemos influencia diretamente o nosso bem-estar. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, cereais integrais e água, ajuda-nos a crescer fortes, a ter energia e a prevenir doenças. Mas não é só o corpo que agradece — a nossa boca também! Evitar alimentos com muito açúcar, como refrigerantes e guloseimas, protege os dentes das cáries.
A higiene oral também é essencial. A Enfermeira Cristina explicou que devemos lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usar fio dentário e visitar o dentista com regularidade. Um sorriso bonito começa com bons hábitos!
Com estas dicas simples, a Enfermeira Cristina mostrou-nos como cuidar do nosso corpo e do nosso sorriso, todos os dias.
Educação para a Cidadania e Democracia
No dia 12 de dezembro as turmas do 2.°ano realizaram a avaliação diagnóstico no âmbito do Projeto Educação para a Cidadania e Democracia, dinamizada pelas estagiárias da ESEC do curso de Animação Socioeducativa.
O Natal já chegou à nossa escola!
Comemoração do Natal
Peça de Teatro:" Roubaram tudo! Até o Natal!
No dia 13 de dezembro, durante a manhã, as turmas da Escola Básica da Solum tiveram a oportunidade de assistir à Peça de Teatro: "Roubaram tudo! Até o Natal!, da Companhia de Teatro Infantil AtrapalhArte.
Esta comédia divertida convidou os presentes a refletirem sobre o verdadeiro valor do ser humano, que vai muito além das aparências, do poder ou do consumismo. A história procurou resgatar a essência da humanidade e promover momentos de união e espírito natalício.
Foi uma experiência mágica e inesquecível!!
À tarde, cantámos a canção " Natal de Carolina" e assistimos à atuação de um grupo de alunos inscritos no projeto "Orquestra Geração", projeto piloto na nossa escola, que nos presenteou com um bom momento musical!
Trabalhos alusivos ao Natal - 2.º B Solum
Atividade desenvolvida na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica
2.º Período
O inverno já chegou ...
A porta da sala - 2.ºB
Painel do inverno - 2.ºB
23 de janeiro - Visita ao Exploratório
Dia 23 de janeiro as turma do 1.º ano visitaram Exploratório de Coimbra. Os alunos exploraram diversos e espaços e divertiram-se imenso com as atividades!
Ficam algumas imagens do 1.ºC...
Mês de janeiro
No dia 31 de janeiro, as turmas do 2°ano participaram no desfile da Eugénio de Castro, no âmbito da atividade "Estética (Im)provável que serviu também para para assinalar os quinhentos anos do nascimento de Camões .
A gorgeira coletiva do 2.ºA está exposta na nossa biblioteca.
A gorgeira foi uma gola que se usou na Europa Ocidental desde meados do século XVI até meados do século XVII. Tratava-se dum tipo de gola em tela branca, muito armada, por vezes rendada. A sua rigidez, que era conseguida com goma, obrigava a que quem as usasse tivesse de manter uma postura direita, tornando-se rapidamente num símbolo de riqueza ou de estatuto social.
Gorgeira do 2.ºA
Gorgeira de Camões
Gorgeira do 2.ºB
O Carnaval está a chegar...
Bloco nascente
Bloco poente
Dia Mundial do Cancro - 4 de fevereiro
O 1.ºB da Solum desenvolveu uma atividade para assinalar este dia!
Carnaval na EB da Solum
Visita ao Diário de Coimbra
Nos dias 24,25 e 26 de fevereiro, as turmas do 3.º ano da Solum visitaram o Diário de Coimbra. Os alunos ficaram a conhecer as instalações e todo o trabalho necessário até à chegada do jornal às nossas casas.
Foi uma manhã diferente e muito proveitosa para as três turmas!
26 de fevereiro - 3.ºC
Os alunos inscritos em EMRC colaboraram na campanha solidária com a recolha de brinquedos!
Dia do Agrupamento - 4 de março
No Dia do Agrupamento, foi solicitada uma pesquisa aos alunos sobre a vida e obra de Eugénio de Castro.
Eugénio de Castro foi uma figura relevante no contexto literário e cultural de Portugal, defensor da educação e da cultura como ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e coletivo, ficou conhecido especialmente pela sua poesia e pela sua contribuição para a modernização da literatura portuguesa no final do século XIX e século XX. Este poeta foi certamente uma inspiração para o nosso agrupamento, que visa formar e inspirar as novas gerações de forma criativa e com pensamento crítico.
Ao realizar a pesquisa, os alunos ficaram a conhecer a vida e obra deste poeta e compreenderam melhor a escolha do nome do agrupamento!
Pesquisa dos alunos do 2.ºA
Pesquisa dos alunos do 2.ºB
Sessão de Língua Gestual Portuguesa (LGP)
No dia 14 de março, as Liliana Oliveira e Bárbara Almeida , do 3.º ano da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP),da Escola Superior de Educação de Coimbra, vieram à nossa escola desenvolver uma ação de sensibilização para turmas do 3.ºano de escolaridade.
Sessão do projeto "Olhar 21" - 20 de março
Sessão com estagiárias da ESEC - 4.ºA
Dia 2 de abril, o 4.º a participou numa ação de sensibilização dinamizada pelas estagiárias da ESEC, do curso de Educação Básica.
Projeto "A roda a dormir"
A turma do 1.ºB, durante o 2.º período, participou no projeto «A roda a dormir», título escolhido pelos próprios alunos. O objetivo do projeto foi desenvolver hábitos alimentares e rotinas de sono saudáveis para garantir o crescimento adequado das crianças, influenciando a saúde ao longo da vida. As famílias também foram convidadas a participar, construindo com as crianças arco-íris de hortícolas e frutas, partilha de receitas, entre outras. As atividades desenvolvidas foram diversas: composição de refeições; descoberta dos poderes de cada grupo do Roda dos Alimentos; canções; degustação de leguminosas, água aromatizada,...; partilhas de rotinas de sono; diário do sono (com a Soninho, mascote do projeto); criação de um jantar ensonado; porta-chaves com o descodificador de rótulos; marcador de livro com informações sobre o sono; jogo de mímica;...
Para finalizar, apresentaram um teatro musical às famílias!
Páscoa a chegar...
3.º Período
Atividades do dia Eco Escolas da ESEC - 2.ºA. 2.ºB e 3.ºB
No âmbito da comemoração do dia Eco Escolas da ESEC, dia 20 de maio, três turmas da nossa escola participaram num momento de atividades lúdico-pedagógicas dinamizadas por grupos de estudantes, acompanhados dos respetivos professores orientadores. As atividades decorreram no espaço ajardinado da ESEC, entre as 14h e as 15h15. Foram selecionadas atividades em torno do tema central "A biodiversidade dos nossos jardins". Tratando-se de uma data coincidente com o Dia Mundial das Abelhas, foram selecionadas dinâmicas com o objetivo de levar ao reconhecimento da importante função dos insetos polinizadores, a sua relação com plantas com flor, e também aspetos inerentes a etapas da vida de plantas e de animais.
Visita de Estudo às Águas do Luso - 2.ºano e 4.º ano
Nos dias 6 e 13 de junho, respetivamente, os alunos do 2.º e 4.ºano realizaram uma visita de estudo às Águas do Luso. Visitaram o engarrafamento da Água do Luso (na Vacariça) e a nascente das 11 bicas (Fonte de S. João) no Luso. Aprenderam que a água das bicas não é igual à água engarrafada. Esta é uma água termal que nasce a 500m de profundidade na serra do Buçaco. Puderam observar o "buvete" dentro das termas do Luso, onde a água aparece a 28 graus e só pode ser ministrada por indicação médica. Nestas termas realizam~se vários tratamentos usando as características terapêuticas desta água.
Posteriormente puderam participar numa visita guiada à exposição, nesta localidade, promovida pela Fundação Luso, no âmbito do nosso projeto da Oferta Complementar: "Luso no caminho da sustentabilidade".
O almoço piquenique foi no parque do Lago do Luso, onde os alunos puderam também brincar e usufruir do espaço verde, com riachos de água e com muitas sombras.
As atividades foram muito enriquecedoras e divertidas, permitindo às crianças aprender mais sobre a importância da água e algumas ações possíveis para o equilíbrio na natureza, garantindo a sustentabilidade do planeta.
No final, todos regressaram à escola com um sorriso no rosto e com a certeza de que devemos cuidar bem da água, um recurso tão precioso. Foi, sem dúvida, uma experiência educativa e inesquecível!
Sessões sobre bullying
As turmas do 2.°ano tiveram, na biblioteca, duas sessões sobre bullying, dinamizadas pela psicóloga da nossa escola.
Estas sessões sobre bullying nas escolas têm um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais seguro, respeitoso e acolhedor. Alunos e professores aprendem a identificar o que é o bullying, suas formas (físico, verbal, psicológico, virtual) e as consequências negativas que ele causa, tanto para quem sofre quanto para quem pratica.
Além de aumentar a conscientização, estas sessões incentivam a empatia, o respeito às diferenças e a importância de denunciar situações de violência. Os alunos também aprendem estratégias para lidar com conflitos de maneira saudável e construtiva.
Entre os principais benefícios dessas sessões estão a redução dos casos de bullying, a melhora no clima escolar, o fortalecimento da autoestima dos estudantes e o desenvolvimento de uma cultura de paz e solidariedade dentro da escola.
Visita dos alunos do 4.º Ano à Escola Sede - 24 de junho
No âmbito da transição para o 2.º ciclo, os alunos do 4.º ano realizaram uma visita guiada à escola sede, onde irão estudar no próximo ano letivo. Apesar das obras de reabilitação em curso, a visita decorreu nos monoblocos atualmente em funcionamento.
Acompanhados pela professora Manuela, adjunta da direção, que guiou todo o percurso, os alunos puderam conhecer os principais espaços da escola: a cantina, a biblioteca, o ginásio, as salas de aula, bem como a secretaria e a direção. Ao longo da visita, foram dadas todas as informações necessárias para que os alunos se sintam mais confiantes e tranquilos com esta nova etapa.
Foi uma experiência muito enriquecedora e importante para preparar a mudança com entusiasmo e segurança.
Junto à direção
Na cantina
No ginásio
Salas de aula
FESTA BRANCA
O final do ano letivo está a chegar e, com ele, a tão aguardada Festa de Encerramento! Este ano, a celebração será especial, com o tema "Festa Branca – Um Apelo à Paz e Solidariedade", convidando todos a refletirem sobre a importância desses valores para um mundo melhor.
Os professores, assistentes operacionais, um grupo de pais e os técnicos das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) estão a trabalhar com dedicação para preparar o cenário e o espaço que, com muito carinho, serão transformados em um ambiente acolhedor e inspirador. O branco será a cor predominante, simbolizando a paz, a harmonia e a união entre todos nós.
Com muita alegria e empenho, a comunidade escolar prepara-se para este evento que, mais do que uma festa, será um momento de celebração dos vínculos de amizade, cooperação e respeito que nos unem.
Fiquem atentos para mais detalhes sobre o evento, que promete ser inesquecível! Contamos com a presença de todos para torná-lo ainda mais especial. Vamos juntos celebrar o encerramento de mais um ano letivo, com muita paz e solidariedade no coração!
Festa de Encerramento do Ano Letivo – "Festa Branca"
No final do ano letivo, a comunidade escolar reuniu-se para celebrar mais um ano letivo concluído com a realização da Festa Branca, um evento especialmente dedicado ao tema da paz.
Num ambiente alegre e cheio de significado, todas as turmas participaram com entusiasmo, apresentando canções e coreografias alusivas à paz, vestidas de branco como símbolo de união, harmonia e esperança.
O público, composto por famílias, professores e funcionários, assistiu com emoção aos vários momentos artísticos, que refletiram o trabalho e dedicação de alunos e professores ao longo das últimas semanas.
Foi uma tarde memorável, marcada por sorrisos, aplausos e espírito de partilha. Uma verdadeira celebração dos valores que queremos ver crescer nas nossas escolas e no mundo!
Com esta bela homenagem à paz, despedimo-nos do ano letivo e desejamos a todos umas férias tranquilas e felizes.