Vamos entender um pouco sobre transformações químicas?
Segundo Lavoisier, "na natureza nada se perde, nem se cria, tudo se transforma", e isso é o que acontece com a matéria. Muitas vezes nos deparamos com acontecimentos no nosso dia a dia que nos parecem tão "normais" que nem nos perguntamos como aquilo acontece. É o caso da queima de objetos (combustão), uma fruta apodrecendo, objetos de metal enferrujando, a nossa respiração, a fotossíntese das plantas... para que todas essas coisas aconteçam é necessária uma Transformação Química. Estas, são ações químicas que resultam na formação de outras substâncias.
É muito comum notarmos como materiais feitos de metal como portões, pregos, ferramentas, brincos e entre outros de repente acabam se deteriorando. Você sabe por quê isso acontece? Confira neste post.
A ferrugem ocorre devido a uma ação de oxirredução: oxidação do ferro (Fe) e redução do oxigênio (O). Este tipo de reação ocorre quando entre os átomos envolvidos há transferência (troca) de elétrons. Na equação, quando o elétron está no reagente, ocorre o que chamamos de redução e quando está no produto, ocorre a oxidação. Entenda alguns conceitos:
No processo de ferrugem, o ferro (Fe) é um agente redutor, ele tende a sofrer essa oxidação (perder elétrons) na presença de oxigênio em um meio úmido, como a água (ar úmido). Podemos representar com a seguinte equação química:
Com isso, os átomos de Oxigênio irão ganhar elétrons (cargas negativas), tendo assim uma redução. Isso faz desse elemento um Agente Oxidante, veja a fórmula química:
Ao final desse processo de oxirredução, obtemos a ferrugem, que tem como fórmula química:
A única forma de evitar que objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio. Um método muito eficiente é através da pintura da superfície de ferro com tintas ou cobertura com óleo e outras substâncias lubrificantes. Essas substâncias irão funcionar como um isolante, não deixando que o oxidante (ar) entrasse em contato com o material oxidável (ferro). Outro meio de preservar o objeto, também muito utilizada na indústria em geral, é a galvanização.
A galvanização é um processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão. Este processo consiste na adição de camadas protetoras de metais em geral, não somente o ferro, para proteção e para fins estéticos. A galvanização pode ser dividida em: cromagem (adição de camada de cromo), douração (adição de camada de ouro), zincagem (adição de camada de zinco), entre outros. Confira:
Acréscimos: A oxirreduçãodo ferro é orgânica, pois acontece entre compostos orgânicos. Esse tipo de reação é também molecular, é necessário que haja quebra de ligação das moléculas iniciais e a formação de novas ligações, que irão se encontrar nas moléculas finais. A quantidade de reações químicas que podem ocorrer com esses compostos é enorme, vale ressaltar que seguem as lei gerais da química: oxidantes reagem com redutores, ácidos reagem com bases, moléculas polares reagem melhor que moléculas apolares e etc.
E foi isso pessoal, tentei colocar o mais objetivo possível, espero que tenham compreendido. Estou aberta a tirar dúvidas ;)