Lata d'água na cabeça - Parte 2
Antes de mais alguns argumentos, eu quero agradecer a vocês e as equipes de jornalismo, que começaram a realizar o trabalho sobre a falta d'água que já se faz presente, e poderá chegar há limites insuportáveis para todos nós (em pouco tempo) provavelmente ainda nesse ano ou no próximo.
Mais uma vez vou colocar aqui o suporte que a natureza me reservou, para ninguém pensar ou suspeitar que eu vou passar pelos apertos que mais de 95% dos que vivem aqui nesse gigante adormecido, que chamamos de Brasil, vão passar.
Há cerca de 35 anos que construí o meu casebre e ainda não terminei alguns detalhes.
Vivo no interior, em uma cidadezinha pacata, antes eu morava no inferno chamado Rio de Janeiro.
Aqui eu tenho, água encanada de péssima qualidade, fornecida pela prefeitura (com a tal da geosmina) e mais dois poços artesanal, de água mineral de boa qualidade, que me fornece esse líquido precioso que a ciência ainda não conseguiu produzir em laboratório, aqui a mãe natureza tem sido generosa e me fornece esse líquido precioso em grande abundância. É tanta abundância que usamos até nos banheiros, para descarga!
A água fornecida pela prefeitura entope os registros, torneiras e chuveiros, além de ter um cheiro e gosto muito desagradável, só usamos para molhar as plantas e lavar o quintal!
Além disso, eu tenho um pequeno lago que poderá atender as emergências, em casos extremos.
Então vamos ao que interessa!
Seria preciso que em cada local onde tem as hidrelétricas, os repórteres locais, procurassem filmar o volume de água que sai das usinas e confirmar o quanto de energia máxima, essas são capazes de gerar e quantos geradores estão trabalhando.
Verifiquem quantas hidrelétricas tem em nosso país e quantas termelétricas o brasil tem funcionando normalmente.
Saber o quanto de energia elas fornecem a plena carga, se surpreenderão o quanto as termelétricas podem suprir as deficiências das hidrelétricas.
Falam em comprar energias de outros países.
A única hidrelétrica que pode vender mais energia, e a de Itaipu, que é nossa, e usa a mesma água do Brasil e por acordo (antigo) o Brasil já compra parte dessa energia (usando ou não)!
Procurem saber de onde vão comprar essa energia, pois tem hidroelétrica(s), que usam a mesma água que passam aqui no Brasil, apenas os lucros são divididos proporcionalmente entre os países.
Ouvi muitas reportagens de vocês sobre a gigantesca que construíram no rio Paraná, que passa por países vizinhos. essa levou muitos anos nas reportagens do mundo!
Fica aqui uma pergunta que eu não preciso das resposta:
O Brasil tem poucas termelétricas, e me parece que estão em plena carga de consumo, então quais sobraram para serem religadas nesses tempo difíceis?
As que conheço estão no Acre e países acima!
Pergunto mais, teriam linhas de transmissão para ligar até as grandes metrópoles?
Concluindo, as minhas preocupações são com todos os seres vivos, que certamente vão sofrer muito, principalmente aqueles que habitam as grandes metrópoles, construída pelos gigantescos arranha céus de concretos!
Essas foram chamadas de selvas de pedras
Basta olhar de avião ou helicóptero
===============
Veja nessa foto anexa, o volume de água que é desperdiçada com os seus quatros geradores funcionando durante o dia.
Na direita da foto estão os vertedouros (sangrador), que liberam o excesso de água nos reservatórios.
Do lado esquerdo, são águas que geram as energias, por ser de dia, essa usina não está a pleno vapor, ou melhor a plena vazão de água.
Maiores hidrelétricas do brasil
Pesquisas da Internet - Hidroelétricas