Iniciativa de Divulgação Científica na Escola

Sala de Ciências: Ações de Divulgação Científica nas Escolas

Para esta atividade escolhemos uma iniciativa de Divulgação Científica que acontece dentro e fora do ambiente escolar, aqui focalizado no envolvimento da escola na construção do conhecimento. As Salas de Ciências, em específico a do Ceará, através do Dia das Ciências, trabalha em conjunto com o pedagógico escolar e leva materiais de DC que possibilitam o trabalho dos professores, a reflexão dos estudantes e o aprofundamento de ambos em diversos assuntos.

SALA DE CIÊNCIAS - SESC CIÊNCIA - CE

O Programa Sesc Ciência

Em 1987, numa iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) Administração Nacional, nasceu o Projeto Sesc Ciência que tinha como objetivo tornar os conteúdos da Ciência e Tecnologia acessíveis à população (principalmente nas cidades de pequeno e médio porte onde o Sesc está presente e aonde dificilmente chegavam ações desta natureza), desconstruindo a ideia do conhecimento científico como uma produção alijada da realidade dos indivíduos.


A Proposta Pedagógica do Sesc em Divulgação Científica

O trabalho de Divulgação cientifica está centrado na Proposta Pedagógica do Projeto Sesc Ciência (2000) e no Guia de Implantação e Gestão das Salas de Ciências (2012), que estabelecem as bases político–filosófica, teórico–metodológica e operacional, respeitando as realidades e individualidades regionais do Sesc. Estas obras se propõem a fornecer também considerações sobre diversos conceitos encontrados no discurso de quem trabalha nas áreas da Educação e Divulgação Científicas, tais como: interatividade, interdisciplinaridade, construtivismo, ludicidade, entre outros. Vale salientar que além de exposições nacionais e locais o programa Sesc Ciência atende de forma gratuita e somente agendar as ações em sua localidade ou sala mais próxima.


As Salas de Ciências

Atualmente, estão em funcionamento dezessete (19) Salas de Ciências: quatro em Santa Catarina (Florianópolis, Criciúma, Chapecó e Joinville); três no Ceará (Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte); duas no Distrito Federal (Taguatinga Norte e Sul); uma no Rio de Janeiro; uma em Pernambuco (Petrolina); uma no Amazonas (Manaus); uma no Amapá (Macapá); uma em Roraima (Boa Vista); uma em Sergipe (Nossa Senhora do Socorro), Paraíba (João Pessoa) e Pará (Castanhal). Estão em fase de planejamento e/ou implantação outras onze (11) Salas de Ciências, em Minas Gerais (Belo Horizonte), Piauí (Parnaíba), Pernambuco (Belo Jardim), Acre (Rio Branco), Maranhão (São Luiz), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Bahia (Salvador), Rio de Janeiro (São Gonçalo) e na Escola SESC de Ensino Médio, Mato Grosso (Poconé e outro local ainda indefinido).


Números do Departamento Nacional em DC

Nos últimos anos, foram 45 Mostras diferentes em 426 pontos de exibição (Unidades do Sesc, Centros Culturais, Shopping-centrers, dentre outros espaços), durante pelo menos um período de quinze a trinta dias, que percorreram 230 municípios, capitais e cidades de médio e pequeno porte, em todo território brasileiro, com uma visitação média de 9 mil pessoas por município, totalizando 37.500 milhões de estudantes, professores, comerciários e seus dependentes. Neste período, também participaram dos seminários de formação e oficinas, 725 mil professores de ciências, história, geografia, artes, etc.

Sala de Ciências - Unidade Fortaleza

Desde 2009, A sala de ciências encontra-se instalada nas unidades da Escola Sesc de Ensino, com o tema ótica (Espelhos) que possui como principal objetivo promover a DC através de exposições, oficinas, palestras, formações, roda de conversa, seminários etc... sendo responsável por produzir ciência de qualidade para todos os níveis da população, uma das atividades mensais do Sesc Ciência - Unidade Fortaleza, e o evento Dia das Ciências, que ocorre em todas as unidades do Sesc, incluindo as escolas do Sesc e escolas públicas, municipais e eventos agendados previamente, por tal iniciativa, a sala de ciência dispõe de uma sala fixa com tema ótica que também recebe visitas in loco, com modelo de inciativa museal. O Sesc Ciência dispõe de varias ações de divulgação e promoção da Ciência. dispondo de uma equipe de 04 supervisores pedagógicos fixos e 03 supervisores horistas e 06 estagiários de área que juntos planejam e executam as atividades a serem realizadas em cada mês vigente.


Números da Sala de Ciências de Fortaleza em DC

Nos últimos anos, foram 15 Mostras diferentes entre exposições nacionais e locais em 213 pontos de exibição (Unidades do Sesc, Centros Culturais, Shopping-centrers, escolas, dentre outros espaços), durante pelo menos um período semanal, que percorreram 28 municípios, capitais e cidades de médio e pequeno porte, em todo Ceará, com uma visitação média de 1 mil pessoas por município, totalizando 12.208 milhões de estudantes, professores, comerciários e seus dependentes. Neste período, também participaram dos seminários de formação e oficinas, 2 mil professores de ciências, história, geografia, biologia, física. matemática, artes etc. A meta de atendimento anual da sala de ciências de Fortaleza e de 315.000 atendimentos/ano.

Dia das Ciências - Ação promovida pela Sala de Ciências - Fortaleza

O dia das Ciências e um ação de divulgação científica escolhida e mediada pelos supervisores e estagiários em que, após o tema escolhido do mês, as peças são moldadas e a exposição ou atividade é montada de forma em que a participação de toda comunidade escolar é inserida, como a gestão, visitantes espontâneos e alunos. Há também uma seleção de monitores extras, nesse caso, os próprios alunos ou voluntários de onde a exposição será mediada são capacitados em formação anterior ao evento para que possam ser os mediadores junto a exposição, que tem duração de 8 horas para contemplar os participantes em geral e alunos de diferentes turnos.

Como exemplo, trazemos o projeto de Dia da Ciências descrito abaixo:

TEMA: Exposição Ler e o Mundo e Desafios e Jogos Científicos

Tempo: 08h/dia

Frequência: 01 dia/mês em cada unidade agendada

Local: 01 vez ao mês nas Escolas Educar Sesc (FIXO) e e outras escolas e/ou unidades mediante agendamento.

Ementa: Ler e o Mundo e uma exposição na qual retrata os 10 livros mais lidos da história da humanidade e as 100 revistas cientificas mais divulgadas e lidas entre 1990 e 2000, além de uma mesa expositora que retrata os experimentos citados nas revistas e trechos dos livros que descrevem a ciência em sua essência, associando o lúdico a experimentação de jogos que refletem a ciência também descrita na exposição em forma de banners:

Exposição: A exposição e dividida em estações conforme abaixo:

Estação 1: 10 banners expositivos que estão relacionados aos Livros que fizeram história e permanecem até os dias atuais na sociedade. Corredor interativo com banners autoexplicativos;

Estação 2: Baú da leitura, contendo as 100 revistas científicas expostas para explanação e conferência dos assuntos propostos;

Estação 3: Caixas de MDF contendo trechos científicos dos 10 livros mais lidos;

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.'

Albert Einstein

Estação 4: Exposição física com materiais descritos nas 100 revistas;

Estação 6: Momento lúdico, com jogos experimentais.

Percebe-se que muitos materiais, como revistas científicas, são levados para o ambiente escolar e possibilitam o aprofundamento das temáticas pelos professores como ferramenta pedagógica, esses responsáveis, juntos à gestão, por levar o projeto para dentro dos muros escolares.


Contato:

Instagram: @saladecienciasce

e-mail: saladeciências@sesc-ce.com.br

(85) 3206-6269

Facebook nacional: @saladeciencias