Envolva-se
Envolva-se
Faça a diferença na vida de pacientes e profissionais de saúde. Junte-se a nós para apoiar e divulgar informações essenciais sobre o direito do paciente.
Destinários: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, ANVISA e Vigilância Sanitária nos Estados e Municípios.
Ação: Realizar uma análise abrangente das normas, programas, políticas, protocolos e mecanismos regulatórios em relação à segurança do paciente, qualidade do cuidado e temas afetos à luz da Carta.
Objetivo: Adaptar seu quadro legislativo, políticas e mecanismos regulatórios à Carta, tanto aos seus conceitos essenciais quanto aos seus direitos.
Destinário: Congresso Nacional.
Ação: Aprovar um a legislação nacional de direitos do paciente fundamentada nos direitos humanos.
Objetivo: Assegurar que o país tenha uma lei que se aplique a todos os pacientes, garantido seus direitos.
Destinários: Conselhos Profissionais.
Ação: Adotar resoluções que estabeleçam deveres deontológicos dos profissionais de saúde atinentes aos direitos previstos na Carta.
Objetivo: Balizar a ética profissional a partir dos direitos dos pacientes, conformando uma nova cultura nos cuidados em saúde.
Destinários: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde e organizações de saúde.
Ação:
Criar ou usar mecanismos existentes para que as organizações de saúde informem pacientes e familiares sobre os direitos previstos na Carta.
Designar canais acessíveis para os pacientes e familiares apresentarem queixas sobre violações de direitos e estabelecer ações corretivas para a sua resolução.
Construir incentivos para a adesão à Carta, como a designação de “Charter champions” em unidades de saúde.
Objetivo: Disseminar o conteúdo da Carta e assegurar que os seus direitos sejam efetivados.
Destinários: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Ministério da Educação e organizações de saúde.
Ação: Incorporar a segurança do paciente e os direitos previstos na Carta na formação dos profissionais de saúde e na sua educação continuada.
Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde com as competências necessárias para defender e implementar os direitos previstos na Carta.
Destinários: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde e organizações de saúde
Ação:
Estabelecer mecanismos para monitoramento, avaliação e melhoria da Carta e das suas estratégias de implementação, avaliando regularmente a eficácia das várias abordagens e fazendo ajustes conforme necessário.
Estabelecer mecanismos independentes ou utilizar mecanismos existentes mecanismos para avaliar o cumprimento dos direitos de segurança do paciente, analisar as queixas dos pacientes e familiares, de forma transparente.
Objetivo: Acompanhar a implementação da Carta, efetivar o cumprimento dos seus direitos e propor melhorias.
Conselhos Profissionais (CRM, COREN, CFM) para incorporação dos direitos do paciente nas diretrizes de ética profissional.
Hospitais e Centros de Saúde para promoção de treinamentos.
Universidades e Escolas de Medicina para integração do tema na formação profissional.
Ministério da Saúde e ANVISA para influenciar políticas públicas.
o Instituto Brasileiro de Direito do Paciente para participar de atividades específicas sobre direitos do paciente e temas correlatos.
Como você pode atuar
Seja parte do movimento para garantir que os direitos dos pacientes sejam respeitados e promovidos. Sua contribuição é fundamental para criar uma comunidade mais consciente e engajada.
Ao compartilhar recursos e informações relevantes, podemos ampliar o alcance das questões relacionadas ao direito do paciente. Juntos, podemos fortalecer a voz dos pacientes e promover mudanças positivas.
Conecte-se com outros voluntários, organizações e profissionais de saúde comprometidos com a defesa do direito do paciente. Juntos, podemos construir uma nova cultura nos cuidados em saúde.
Depoimentos de Profissionais
Em desenvolvimento
Não perca a oportunidade de se informar sobre os direitos do paciente. Estamos aqui para ajudá-lo a compreender melhor esse novo ramo do Direito.
Receba as últimas atualizações sobre direitos do paciente, legislação vigente e novidades na área da saúde. Inscreva-se agora mesmo!
Mantenha-se conectado conosco para estar por dentro de todas as novidades, eventos e informações relevantes sobre o Direito do Paciente.