PASSO A PASSO DE UM PROCESSO DE VETORIZAÇÃO
PASSO A PASSO DE UM PROCESSO DE VETORIZAÇÃO
Agora que você já conhece as principais ferramentas para a vetorização de um desenho utilizando o Inkscape, vamos te guiar através de um passo a passo num desenho básico para você treinar as ferramentas já mostradas neste webbook. Nesta terceira parte, também iremos apresentar para você alguns comandos do Inkscape, que irão facilitar ainda mais a sua prática com o programa.
A seguir, você confere a imagem que iremos reproduzir neste tutorial.
IMPORTANDO A IMAGEM
Para vetorizar um desenho que foi feito no papel, primeiro é necessário que você tire uma fotografia de boa qualidade ou escaneie o desenho em que irá se basear para realizar a vetorização.
A imagem deve estar salva em seu computador para que consiga importar para o Inkscape.
No processo de importar a imagem, vá em “Arquivo” no menu superior e, em seguida, “Importar”, escolhendo a imagem desejada em seus arquivos.
Outra forma fácil de fazer isso é simplesmente arrastando a imagem diretamente para dentro da área de trabalho.
Após escolher a imagem desejada, redimensione da forma que quiser.
Da mesma maneira que as formas, caso queira manter a proporção da imagem ao aumentá-la, basta manter a tecla “Ctrl” pressionada enquanto realiza os ajustes necessários.
USO DE CAMADAS
Após importar a imagem, ajustar o tamanho e posição dela na folha, é hora de iniciar a vetorização.
Para facilitar o processo, o ideal é separar — inicialmente — em, no mínimo, duas camadas e manter a imagem original bloqueada na primeira camada, abaixo de todas as outras.
No menu inferior do Inkscape você pode ver um ícone de “Camada 1” onde se encontra a imagem que foi importada. Ao lado está também o ícone com o desenho de um cadeado — que indica a ação de “Bloquear Camada”. Essa opção irá fazer com que essa camada não possa ser movida ou alterada, o que facilitará o nosso processo.
Uma forma fácil de inserir uma nova camada editável é adicionar uma nova layer a partir do menu superior em “Adicionar camada”.
Ainda existe uma outra opção, indicada para quando o processo de vetorização envolve muitos elementos e será necessário criar várias camadas para organizar o workflow.
Clique nos três pontinhos da aba oculta na lateral direita da tela. Ela irá se expandir e mostrar várias opções de configuração de texto, preenchimento, contorno, exportação e outros. Selecione “Camadas e Objetos”.
Clique no sinalzinho de “+” para criar quantas novas camadas achar que são necessárias.
Com o cursor posicionado sobre qualquer uma das camadas, você tem acesso às opções de modos de opacidade, visualização e bloqueio — tudo nesta mesma aba.
Usar camadas é uma forma de organizar as partes do desenho de forma que se possa trabalhar com maior liberdade, evitando assim mover por descuido qualquer elemento para fora do seu alinhamento.
Mas lembre-se que trabalhar com camadas separadas é uma opção. Caso prefira, pode utilizar apenas uma. Lembre-se também de verificar com frequência se está trabalhando na camada desejada.
Caso prefira, você pode trabalhar com todos os elementos em uma mesma camada. Mas tenha atenção redobrada ao selecionar, mover e editar o seu conteúdo para evitar erros.
COMEÇANDO PELAS FORMAS BÁSICAS
Para facilitar o processo, comece pelas formas básicas, como os círculos e elipses.
Você já deve ter percebido que o desenho que vamos criar aqui possui formas arredondadas, portanto vamos iniciar adicionando uma elipse.
Como você pode ver na imagem anterior, para melhorar a visualização do desenho que está embaixo diminuímos a opacidade (transparência) da forma.
Feita a elipse, é hora de editar seu formato para alcançar o do desenho base.
Vamos utilizar o processo que mostramos anteriormente, transformando a forma em caminho e editando os pontos. Puxe os nós, mova ou rotacione-os. Adicione ou exclua outros nós de maneira que seja possível alcançar o resultado esperado.
Veja que escolhemos iniciar o processo pelo formato do rosto do gatinho em nosso desenho. Você está livre para iniciar o processo por onde desejar.
Agora vamos continuar com os detalhes das orelhas, olhos, boca e tudo o que será necessário para enriquecer a nossa imagem.
Não se preocupe em desenhar de forma ordenada. Você pode criar os elementos separados e ir juntando conforme vai progredindo na vetorização.
Ao terminar o seu desenho, é importante lembrar de remover a foto do fundo e voltar para a opacidade em 100%. Para fazer isso, clique em “Camadas” e selecione a Camada 1, desativando o bloqueio para deletar ou ocultar a visualização.
FINALIZANDO
A vantagem de criar um desenho vetorizado (e em partes separadas) está nas várias possibilidades de ajustes que dispomos a partir de um mesmo projeto. É possível alterar cores, proporções e fisionomia. A criatividade é o limite.
EXPORTANDO
Para exportar o seu desenho finalizado, vá em “Arquivo” no menu superior e clique em “Exportar”.
Você pode exportar apenas os objetos que quiser. Para isso, basta manter selecionados apenas os elementos de interesse. Caso queira exportar a página toda, não é necessário fazer nenhum tipo de seleção.
O formato mais comum para exportação ainda é o JPEG. É um arquivo leve e prático para os mais diversos usos. Outra opção é o TIFF, mas gera arquivos mais pesados. Já para fundos vazados (sem fundo), escolha sempre o formato de arquivo PNG, que também é superior ao JPEG em qualidade.