PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE VETORIZAÇÃO NO INKSCAPE
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE VETORIZAÇÃO NO INKSCAPE
O Inkscape conta com uma série de ferramentas úteis para a vetorização de desenhos. São desde formas básicas como círculos, quadrados, linhas e curvas, até ferramentas de desenho livre como a caneta Bézier, manipulação de nós para ajustes finos, preenchimento de cores, contornos, edição em camadas e efeitos. Nesta segunda parte daremos uma olhada por dentro da interface do software.
FERRAMENTAS DO DESENHO BÁSICO
Assim como os softwares que já mencionamos na parte anterior — em que se pode realizar o processo de vetorização de uma figura —, o Inkscape disponibiliza formas básicas para desenho, como círculos, quadrados, estrelas e elipses. Essas ferramentas são encontradas na barra de ferramentas do lado esquerdo da área de trabalho do programa.
Como o próprio nome já indica, essas ferramentas geram formas simples, que ao serem editadas são a base para formas e desenhos mais complexos.
Para criar uma forma, clique sobre o ícone da ferramenta desejada e na área de desenho (folha branca) arraste até o tamanho desejado, como você pode ver na figura a seguir.
Se for necessário alterar o tamanho da figura, clique sobre ela e com qualquer um dos nós laterais selecionados, amplie ou reduza até o tamanho desejado. Se quiser manter as proporções, faça o mesmo procedimento com o botão “Ctrl” do teclado pressionado.
CANETA DE DESENHO
Caso queira criar formatos diferentes das formas geométricas básicas já fornecidos pelo Inkscape, a caneta de desenho é uma ferramenta interessante.
Ela é de extrema importância para a vetorização manual, já que permite a criação de formas orgânicas através de linhas retas e curvas mais suaves e maior controle. Com essa ferramenta é possível criar contornos mais precisos, facilitando o processo de vetorização.
Assim como as formas geométricas, a ferramenta caneta também se encontra na barra de ferramentas à esquerda.
Para criar linhas retas, basta dar cliques indicando o início e o fim de cada segmento. Cada clique define um novo ponto/nó.
Para criar curvas, clique para criar o ponto de abertura e, no segundo ponto, arraste para manipular as alças (controles), definindo a curvatura do segmento.
Além da ferramenta caneta para criação de formas orgânicas, existe a opção da ferramenta lápis logo abaixo no menu de ferramentas, mas essa não é muito utilizada já que não dispõe da mesma precisão.
Edição de pontos/nós para ajustes de desenho
A edição de pontos específicos — de uma forma ou desenho — é crucial para se alcançar um melhor resultado na hora de vetorizar uma figura, em especial aquelas que se baseiam em desenhos feitos à mão livre no papel. Para formas desenhadas pela caneta, basta clicar no ícone abaixo da ferramenta seletor, na barra de ferramentas, e editar “puxando” os pontos para se alcançar o resultado esperado.
O exemplo a seguir é de um desenho criado com a caneta, a partir de linhas curvas e ajustadas com a ferramenta de edição de nós.
Para criar curvas a partir das retas, clique sobre a figura. Com a ferramenta de nós sobre a linha, arraste na direção desejada para manipular a curvatura do segmento.
Para gerar a curvatura a partir das “formas básicas”, o processo é basicamente o mesmo das linhas retas, mas antes é preciso transformar a forma em um “caminho” para que seja possível editá-la.
Sabendo disso, você deve selecionar o objeto que será convertido. Depois, na opção “caminho” no menu superior, clique em “Converter em Caminho”.
Pronto, agora você já pode editar a figura como quiser.
Após converter em caminho, o processo é o mesmo. Basta utilizar a ferramenta de edição de nós para modificar a forma. Vale lembrar que — assim como é possível a criação de novos nós — também se pode deletar aqueles desnecessários.
O print abaixo mostra como é possível manipular a forma de uma figura a partir de um quadrado.
Utilizando apenas as formas básicas, a caneta e o editor de nós, é possível criar todos os tipos de desenhos vetoriais utilizando ou não um esboço feito no papel.
A seguir está um exemplo de desenho vetorizado simples, seguindo o estilo cartoon.
VETORIZAÇÃO AUTOMÁTICA
A opção de “Traçar Bitmap” que é disponibilizada pelo programa permite a vetorização automática de uma imagem.
Apesar da perda de informações em alguns pontos da imagem e do excessivo número de nós — o que gera um arquivo mais pesado —, essa é uma boa opção para desenhos mais complexos.
Para realizar esse processo basta importar a imagem que se deseja vetorizar para a área de trabalho, selecioná-la e ir na opção “Caminho” no menu superior. Em seguida, clique na opção “Traçar Bitmap”. Você pode experimentar vários ajustes disponíveis na caixa de configuração da ferramenta. Depois de configurado, clique em “Aplicar” e o seu desenho estará vetorizado de forma automática.
Diferente da vetorização manual — na qual podemos criar os elementos separados — a forma automática gera um desenho único. Isso pode dificultar a modificação do desenho, exigindo mais habilidade do operador.
COMO SALVAR O SEU VETOR
Sempre que iniciar um novo documento e durante as etapas de criação de um desenho vetorizado, você deve salvar o seu projeto de vetorização para não perdê-lo. O Inkscape não salva automaticamente.
O interessante é que ele permite salvar os arquivos nas extensões mais comuns. Os formatos mais utilizados são o PNG, PDF e SVG.
O tipo SVG é o que nos permite salvar de forma que se possa abrir para reeditar novamente no Inkscape. Digamos que é o tipo de arquivo próprio para edição. Isso é muito útil em processos como a criação de design de uma logomarca em que o vetor irá ser utilizado mais de uma vez ou que seja necessário fazer adequações.
Para salvar a primeira vez, vá em “Arquivo” no menu superior e em seguida clique em “Salvar”. Escolha o local e a pastinha dentro do seu computador. Prontinho, dessa forma seu arquivo ficará salvo e seguro. Lembre de ir salvando conforme for fazendo as alterações.
A opção “Salvar Como” é indicada quando se tem a intenção de criar uma nova versão do projeto ou ainda para selecionar um formato de arquivo diferente (PDF, PNG).