Antes de iniciar o estágio o(a) estudante deve providenciar a emissão e assinatura do Plano de Estágio e do Termo de Compromisso. Em hipótese alguma o estágio pode ser iniciado antes da assinatura de todos os documentos.
Os procedimentos abaixo devem ser seguidos tanto para estágio obrigatório quanto para o estágio não obrigatório.
O(A) Aluno(a) deve seguir os seguintes passos:
1. Realizar ou atualizar o próprio cadastro no SISTEMA DE ESTÁGIOS da UTFPR;
2. Verificar se a concedente possui cadastro na UTFPR – Campus Campo Mourão para concessão de estágios;
Concedentes que já contrataram estagiários do Campus já possuem o cadastro, em caso de dúvida entrar em contato pelo e-mail estagio-cm@utfpr.edu.br
a) Se e concedente possuir o cadastro, providenciar a emissão dos documentos (passo 3);
b) Se a concedente não possuir o cadastro, solicitar que façam o cadastro através do link https://estagio.utfpr.edu.br/. Após fazer o cadastro a concedente deve entrar em contato com o PRAE - Professor Responsável pela Atividade de Estágio do curso e solicitar a avaliação do cadastro. O(A) aluno(a) também pode entrar em contato com o professor para solicitar a avaliação. O acesso ao sistema só será liberado após a aprovação cadastro pelo PRAE.
Observação: todas as concedentes precisam estar cadastradas no sistema para poder oferecer estágios a estudantes da UTFPR.
3 - Providenciar um Professor Orientador
O(A) aluno(a) deve providenciar um professor da área para ser seu professor orientador, seguindo as diretrizes de seu curso para escolha do orientador. Em caso de dúvidas o(a) aluno(a) deve entrar em contato com o(a) PRAE de seu curso.
Observação: Todo estágio precisa de professor orientador, independente da modalidade. As informações do professor orientador devem ser preenchidas no Plano de Estágio.
4. Providenciar a emissão do Plano de Estágio e do Termo de Compromisso de estágio;
A emissão dos documentos pode ser feita das seguintes formas:
a) Emissão pela concedente através do Sistema de Estágios da UTFPR:
A concedente consegue emitir o plano de estágio e o termo de compromisso através do Sistema de Estágios da UTFPR no link https://estagio.utfpr.edu.br/. Em caso de dúvidas consultar os procedimentos no link drive.google.com/file/d/1rjyvG-gm6j0TxhKbJcZSHX5eMvcKu2B9/view?usp=sharing
Os documentos devem ser impressos e assinados pelo(a) estudante, pelo supervisor de estágio (plano de estágio) e pelo representante legal da concedente (termo de compromisso).
Atenção! Os documentos devem ser impressos com qualidade, não imprimir em modo econômico, nem em tamanho reduzido.
b) Emissão de Termo de Compromisso pela concedente ou por Agente de Integração (CIEE, PROE, IEL, etc):
Em caso de emissão do Termo de Compromisso por sistema próprio da concedente ou por Agente de Integração o(a) estudante deve preencher o plano de estágio disponível no link http://portal.utfpr.edu.br/estagios. O plano de estágio deve ser preenchido em computador, impresso e assinado pelo(a) estudante e pelo supervisor.
A concedente ou o Agente de Integração deve emitir o termo de compromisso, que deve ser impresso e assinado pelo(a) estudante e pelo representante legal da empresa. Em alguns casos pode ser necessário coletar também a assinatura do supervisor e/ou do representante do Agente de Integração.
Atenção! Os documentos devem ser impressos com qualidade, não imprimir em modo econômico, nem em tamanho reduzido.
Observações:
Caso a empresa tenha dificuldade de emitir os documentos através do Sistema de Estágios da UTFPR, deve entrar em contato com o DEPEC, através do e-mail estagio-cm@utfpr.edu.br
Caso o(a) estudante pretenda realizar o estágio obrigatório de forma fracionada não sequencial, deverá preencher também o Termo e Cronograma Para Realização Fracionada de Carga horária de Estágio e enviá-lo junto com os documentos.
O(A) estudante não deve coletar as assinaturas dos professores, pois as assinaturas dos professores serão realizadas por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).
Não devem ser coladas imagens das assinaturas nos documentos. Em caso de assinaturas eletrônicas, estas devem atender as normas da UTFPR. Clique aqui e verifique as informações sobre assinaturas eletrônicas.
5. Encaminhar os documentos para aprovação e assinatura da UTFPR;
Após a emissão e assinatura do Plano de Estágio e do Termo de Compromisso o(a) estudante deve digitalizar os documentos em formato de imagem (JPG) utilizando um scanner. Caso não tenha acesso a um scanner pode ser utilizado o celular com o auxílio de um aplicativo de scanner que digitalize em formato JPG, para garantir que as imagens tenham o tamanho e a qualidade adequada.
Os documentos devem ser escaneados em imagens separadas.
Após escanear os documentos o(a) estudante deve enviar as imagens como anexo para o e-mail estagio-cm@utfpr.edu.br
Atenção! As imagens devem estar alinhadas e planas, sem dobras ou ondulações e o texto deve estar perfeitamente legível, sem pontos escuros ou desfocados. É importante que os documentos tenham sido impressos com qualidade, não imprimir em modo econômico, nem em tamanho reduzido. Imagens sem qualidade não serão aceitas.
Informações Complementares:
O(A) estudante não deve coletar as assinaturas dos professores nos documentos impressos, pois essas assinaturas serão realizadas por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).
Os documentos devem ser enviados com pelo menos cinco dias úteis de antecedência da data de início do estágio.
Para envio dos documentos o(a) estudante deve utilizar o e-mail institucional @alunos.utfpr.edu.br ou o e-mail cadastrado no Sistema Acadêmico.
Os documentos serão verificados pelo Departamento de Estágios da UTFPR-CM e pelos professores. Em caso de necessidade serão devolvidos para correção.
Se os documentos estiverem corretos, as assinaturas na UTFPR-CM serão feitas por meio eletrônico.
Após a assinatura o(a) estudante receberá os documentos assinados por e-mail.
O estágio só deve ser iniciado após a aprovação e assinatura dos documentos pela UTFPR.