A Unidade de Artes Visuais (UAV), da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul/RS é a unidade responsável pelo Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul.
Criado em 07 de maio de 2004 através do decreto nº 11.774, para substituir a antiga Pinacoteca Aldo Locatelli (1975), o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) tem como objetivo conservar a produção artística da cidade e do país ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local, nacional e internacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea.
Localizado no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, o AMARP integra à UAV, que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção, registros das obras mantidas no acervo além de realizar diversas ações internas e externas com as obras em exposições de Arte e materiais educativos.
Nos últimos anos este acervo foi totalmente digitalizado e com isso, temos em mãos o acesso à inúmeras obras de arte que podem ser utilizadas das mais diversas formas. E uma delas é ser apoio à arte-educação, e um dos nosso projetos é o “Programa Curadorias Experimentais – AMARP” que tem o intuito de oportunizar estudantes a entrar no mundo da curadoria utilizando o nosso acervo.
Acreditamos na importância da valorização dos acervos do nosso país, do contato e parceria entre as Instituições de Ensino e os órgãos públicos vinculados à Arte para que possamos enriquecer a formação dos alunos, fortalecer o diálogo entre espaços acadêmicos e culturais, servindo como uma ponte das universidades para com os estudantes, conectando teoria e prática através de curadorias.
Convidamos você docente, coordenador de curso e/ou diretores a serem nossos parceiros!