Exposição Acessível “Reflexos Oníricos”
Curadoria Experimental: de Amanda Baltazar e Luiza Laurini (UCS)
O Programa Curadorias Experimentais foi concebido em 2024 pela Unidade de Artes Visuais (UAV) com o objetivo de fomentar a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades curatoriais entre os estudantes de Artes, assim como entre o público em geral. Utilizando o rico Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) como objeto central de pesquisa e experimentação, o projeto se propõe a abrir portas para que pessoas, mesmo aquelas ainda em formação ou sem experiência prévia, possam imergir no universo curatorial.
O primeiro projeto experimental do programa apresenta a Exposição Acessível: "Reflexos Oníricos", organizada pelas estagiárias da UAV, Amanda Baltazar e Luiza Laurini, ambas estudantes de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura, respectivamente - na Universidade de Caxias do Sul – UCS para a programação do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), a Primavera dos Museus.
Quando nos entregamos ao sono, somos transportados para um universo onde o impossível se torna palpável. Sonhos despertam nossos anseios mais profundos e revelam devaneios que nos escapam ao acordar, deixando-nos com mais perguntas do que respostas. Eles criam cenários e paisagens que, ao abrirmos os olhos, mal conseguimos relembrar, gerando uma inquietude silenciosa.
Nesta exposição, as alunas exploram a tênue linha entre sonho e realidade, investigando como nossa imaginação pode refletir no cotidiano. As obras selecionadas sugerem que o subconsciente permeia cada detalhe, dissolvendo as barreiras entre o consciente e o inconsciente para revelar narrativas que mergulham nas profundezas da mente humana.
Amanda e Luiza visualizam esta seleção como fragmentos dos sonhos, capturados e materializados em formas artísticas, oferecendo uma perspectiva onírica sobre as obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP).
Atravessar os corredores virtuais desta exposição é como caminhar pelos meandros da mente, onde cada obra pode evocar sensações já vividas ou jamais imaginadas. Aqui, a arte atua como um espelho do inconsciente, refletindo tanto o estranho quanto o familiar, desafiando o visitante a encontrar significados em imagens que oscilam entre o real e o surreal.
As texturas, cores e formas presentes em cada peça não são apenas representações visuais, mas convites para uma introspecção profunda. Cada obra, ao ser inserida em um contexto onírico, se torna um portal para uma realidade paralela, onde os limites entre o que vemos e o que sentimos se tornam indistintos. Essa exposição convida o espectador a se perder no labirinto dos próprios pensamentos, onde a arte e os sonhos se entrelaçam em um diálogo incessante.
CONFIRA ABAIXO A EXPOSIÇÃO:
Para saber mais sobre cada obra, basta clicar em cima da imagem! Você será redirecionado para o Acervo Online.
Vestígios do III Reich - Adnício Bortolatto
Sonho e Fantasia - Glaê Macalôs
Sem Título - Tonico Gonim
Retrato de Uma Amiga Querida - Stella Da Poian
Olhar Crítico - Luci Brabijan
Sem Título - Sem Autor
Sem Título - Jeff Chies
Metamorfose - Flávia Maciel
Sem Título - Régia Costa Borelli
Elemento Água - Mônica Kabregu
Sem Título - João R. Gonçalves
Ruínas do Solar - José Gaudenzi
Sem Título - Bety Domingos
Rostos - Valdir dos Santos
A Lua - Juliano Mayer
Noite de Luar - Homero Ribeiro
Figuras Sem Identidade - Dea Catharina Reichmann
Sem Título - José Carlos Martins
Cada Um Se Diverte Ao Seu Modo - Zorávia Bettiol
Quadrante Portais - Lourdes Sauthier
Sem Título - Artista não identificado
VISITAS