Exposição “ARTISTAS E SUAS COLEÇÕES: o corpo na obra”
Exposição “ARTISTAS E SUAS COLEÇÕES: o corpo na obra”
Data: 27 de junho a 27 de julho
Horário:
– Segundas-feiras: das 9h às 16h
– Terças a sextas-feiras: das 9h às 22h
– Sábados, domingos e feriados: das 14h às 22h
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita
Classificação indicativa: Livre
Obras de: Adriana Antunes, Adriel Cardoso, Alberto Pereira, Aline Chaves, Ana Paula Bertoldi, Bruno Maron, Celso Bordignon, Flopes, Fabio Varela, Gesiel Oliveira, Glaucis de Morais, Guilherme Lamour, Júlia Webber, Marcelo Reider, Marcelo Xisto, Marina Luísa Almeida, Marina Prochazka, Marina Rombaldi, Mozart Fernandes, Nilton Dondé, Paulinha Lavrandeira, Pedro Bah, Pedro EMCB, Rafael Dambros, Renan Isoton, Sérgio Lopes, Sharisy Pezzi, Stang One, Susano Correia e Xê.
Coleções de: Marina Luísa Almeida, Nilton Dondé e Rafael Dambros
Exposição “ARTISTAS E SUAS COLEÇÕES: o corpo na obra” ocupa a Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Mais de 30 obras de artistas integram a próxima exposição organizada pelos artistas Nilton Dondé, Marina Luísa Almeida e Rafael Dambros. A exposição foi selecionada pela Convocatória de Arte – Ocupação Sala de Exposições 2025, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura.
A Unidade de Artes Visuais recebe, a partir do dia 27 de junho de 2025, a exposição ARTISTAS E SUAS COLEÇÕES: o corpo na obra, com abertura e visita mediada às 18h30, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
A mostra, selecionada pela Convocatória de Arte – Ocupação Sala de Exposições 2025, reúne obras de 30 artistas visuais presentes nas coleções particulares de Nilton Dondé, Marina Luísa Almeida e Rafael Dambros, que também assinam a organização e curadoria do projeto. O projeto tem origem na pesquisa do artista visual, produtor cultural e arte-educador Nilton Dondé, cuja trajetória é voltada para os campos da memória, do tempo e das relações com os arquivos. Por essa ótica, Dondé propõe um projeto que busca expor e dar visibilidade à prática do colecionismo. A partir do seu acervo privado, o projeto se expandiu com o convite para integrar também as coleções de Marina Luísa Almeida — artista visual, ilustradora e designer — e de Rafael Dambros — artista visual e professor.
A exposição ARTISTAS E SUAS COLEÇÕES: o corpo na obra propõe uma mostra coletiva a partir de um eixo curatorial comum — a presença dos corpos nas obras de arte —, reunindo trabalhos das coleções particulares dos três curadores. Mais do que expor obras, a mostra valoriza o colecionismo como prática afetiva e criativa, evidenciando vínculos simbólicos entre colecionador(a) e objeto. A curadoria adota uma abordagem horizontal e colaborativa, com ensaios pessoais dos artistas-curadores que compartilham histórias, afetos e experiências com suas coleções.
O projeto destaca a prática de troca de obras entre artistas que, embora menos comum na sociedade contemporânea, ainda resiste, com transações motivadas por afetos, gostos e paixões — e não apenas por interesses financeiros. Embora alguns artistas integrem mais de uma das coleções apresentadas, a curadoria reúne obras dos seguintes 30 artistas: Adriana Antunes, Adriel Cardoso, Alberto Pereira, Aline Chaves, Ana Paula Bertoldi, Bruno Maron, Celso Bordignon, Flopes, Fabio Varela, Gesiel Oliveira, Glaucis de Morais, Guilherme Lamour, Júlia Webber, Marcelo Reider, Marcelo Xisto, Marina Luísa Almeida, Marina Prochazka, Marina Rombaldi, Mozart Fernandes, Nilton Dondé, Paulinha Lavrandeira, Pedro Bah, Pedro EMCB, Rafael Dambros, Renan Isoton, Sérgio Lopes, Sharisy Pezzi, Stang One, Susano Correia e Xê.
Além da exposição, no dia 3 de julho, às 19h30, acontecerá na Sala de Exposições o encontro “Visões e coleções: diálogos com os artistas”, com os colecionadores e organizadores da exposição, bem como artistas participantes, com o objetivo de promover um diálogo sobre os processos criativos e curatoriais envolvidos.