Pao de Quejo

Corsista: Rafael Mora

Pao de queijo

Historia:

Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.

Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.[1]

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito - bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

A gordura - banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina - funciona como um lubrificante molecular,[2] contribuindo para a textura elástica da massa.

O ovo contribui com a cor e seu sabor.[3]

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade. Os mais utilizados são mussarela, parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo minas curado e queijo minaspadrão.[4] O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.

Existe também o pão de queijo escaldado, técnica de preparo que exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré cozida.

Algumas receitas usam batata.[5]

Como e onde ele surgiu?

A origem do pão de queijo ainda é incerta. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca (mais tarde conhecida como polvilho) no lugar da farinha de trigo (de baixa qualidade e imprópria para o consumo) que era trazida pelos portugueses.

Elas cozinhavam para os senhores e, junto com o polvilho, eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam. Na época, era costume pegar um pedaço da iguaria e comer logo após as refeições.

Assim, as cozinheiras misturavam também os ovos e o leite — que eram insumos de grande oferta, devido à expansão da pecuária —, enrolavam toda a massa e assavam. Dessa forma, por acaso, os pãezinhos foram criados.

Outra história afirma que a receita surgiu no período da escravidão, a partir da junção dos ovos e do leite, heranças dos portugueses, com a mandioca, até então considerada o pão dos índios nativos. Nessa mistura ia também o queijo, normalmente intenso e encarregado de dar sabor à massa.

Vale mencionar que a popularização só acontece após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro.

Conhecendo o passado

Durante a época da mineração, havia uma grande concentração de pessoas na região de Ouro Preto devido às jazidas. Um dos problemas encontrados por causa dessa aglomeração de pessoas era a escassez de comida.

Algumas regiões eram produtoras de alimentos específicos e a falta de logística no direcionamento de cada produto resultava no atraso de entrega e, às vezes, o produto chegava com sua qualidade comprometida. Um exemplo desses produtos é a farinha branca.

As cozinheiras das fazendas locais passaram a utilizar em suas receitas de pães a farinha de mandioca no lugar da farinha de trigo, pois era um produto fácil de encontrar.

Na época, era costume adicionar no alimento pedaços de queijo que sobravam e endureciam, misturar ovos, leite e o polvilho. A massa formada era enrolada em pequenas bolinhas e assadas. Assim nasceram os pãezinhos.

De acordo com Roberta Malta Saldanha, autora do livro “Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia”, não há consenso sobre a história do pão de queijo. “De acordo com os estudiosos, a receita existe desde o século 18” afirma.


A fama do pão de queijo

Somente depois de muitos anos que o pão de queijo se tornou conhecido. Quem foi a responsável pela disseminação da deliciosa receita foi a mineira Dona Arthêmia Chaves Carneiro. Pra ficar mais fácil saber quem ela é, trata-se daquela senhorinha bem simpática de óculos que tem seu rosto estampado na marca da Casa do Pão de Queijo.

Tudo começou com a venda de pães de queijo para restaurantes na década de 1960. Essa iniciativa fez tanto sucesso que, em 1967, a família decidiu abrir uma loja própria no centro de São Paulo.

Em 1997, dona Arthêmia faleceu e a rede de pães de queijo continuou na mão da família, que hoje, está na terceira geração e é uma das referências de pão de queijo no país.

É internacional, sim!

Hoje em dia, o pão de queijo se globalizou e é exportado para mais de 50 países do mundo, entre eles, Japão, Itália, Estados Unidos e Portugal.

A receita foi ganhando novos métodos e adicionais.

Alguns países como a Colômbia, Paraguai e Argentina apresentam receitas similares, com baixa densidade e aspecto elástico, porém com formatos diferentes.

O pão de queijo é resultado de uma modificação na história, uma globalização alimentar. Querido por todos que conhecem, é difícil esquecer a iguaria.

Hoje o pão de queijo é encontrado em seus diversos formatos, prontos para assar, massas prontas, ou até mesmo em lojas especializadas na iguaria.

O que vale ser lembrado é a originalidade da receita em assar os pãezinhos, talvez em um fogão à lenha, sempre tomando um café, e se lembrando dos momentos leves da vida.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 1 unidade por porçãoKilojoules644 kjCalorias154 kcalCarboidratos18 gProteínas3,9 g Gorduras7,3 g Gordura Saturada3,2 g Gordura Trans1,2 gFibras0,7 gSódio271 mg

( casa do pao de queijo)

Resumo Nutricional:

  • Cals
  • 154
  • Gord
  • 7,3g
  • Carbs
  • 18g
  • Prot
  • 3,9g

Existem 154 calorias em 1 porção de Casa do Pão de Queijo Pão de Queijo Tradicional.

Repartição das Calorias: 43% gord, 47% carbs, 10% prot.

Receita

Ingredientes - Pão de Queijo da Ana Maria Braga

· 1 xícara (chá) de óleo (240 ml)

· 1 xícara (chá) de água (240 ml)

· 1 xícara (chá) de leite (240 ml)

· 2 colheres (sopa) de sal

· 1kg de polvilho doce

· 3 a 4 ovos (180 g)

· 300g de queijo minas padrão ralado no ralo fino (3 xícaras de chá)

· 100g de queijo parmesão ralado no ralo fino (1 ½ xícara de chá)

Modo de Preparo - Pão de Queijo da Ana Maria Braga

1. Numa panela, coloque 1 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de leite e 2 colheres (sopa) de sal. Aqueça em fogo médio até ferver.

2. Em uma tigela, coloque 1 kg de polvilho doce, abra um buraco no meio do polvilho e despeje a mistura de leite fervente. Com uma colher, misture rapidamente o leite quente no polvilho até escaldar completamente.

3. Vá adicionando de 3 a 4 ovos e misture. Junte 300 g de queijo minas padrão e 100 g de queijo parmesão ralados no ralo fino, e vá misturando até incorporar todos os ingredientes e a massa ficar lisa.

4. Com uma colher, pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e coloque numa assadeira.

5. Dica 1: você pode congelar os pães de queijo neste momento e depois guardar em saquinhos.

6. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200° C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

7. Dica 2: este pão de queijo fica com a casca mais dura por causa do polvilho doce. Mas se você gostar do pão de queijo com a casca mais fofinha, use ½ kg de polvilho doce e ½ kg de polvilho azedo.

blibliografia

sitografia-https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o_de_queijo

https://www.massamadreblog.com.br/know-how/curiosidades/voce-conhece-a-historia-do-pao-de-queijo-descubra-aqui/

https://portaldoqueijo.com.br/noticias/2017/08/17/para-comemorar-a-deliciosa-historia-do-pao-de-queijo/

https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/pao-de-queijo-da-ana-maria-braga-0b3babc8-497a-4d06-bf59-eb65d24fe60e.ghtml