Bancos Institucionais

Para incluir sua solicitação de autorização para acesso a dados das internações hospitalares, dados das reavaliações e/ou material biológico para apreciação do Steering Committee COVID-19, por favor entre em contato conosco pelos canais abaixo:

Para pesquisadores do Sistema HC-FMUSP:

Entrar no sistema GLPI do HC com seu e-mail institucional e abrir uma nova solicitação, clicando em FORMULÁRIOS (visível na parte superior da página do GLPI) -> PROJETO DE PESQUISA. Selecionar a opção SOLICITAÇÃO - GERAÇÃO E USO DE ARQUIVOS e preencher os dados requisitados no formulário.

Para outros pesquisadores:

Enviar um e-mail para ana.ritto@hc.fm.usp.br, incluindo seu nome completo, Instituição de Ensino/Pesquisa com o qual é vinculado(a), e tema/variáveis de interesse.

As solicitações para acesso aos bancos de dados e de amostras institucionais são avaliadas rapidamente pelo Steering Committee COVID-19.


Todos os princípios éticos e de segurança de dados foram aplicados de acordo com as normas de proteção e confidencialidade vigentes. Dados de identificação dos indivíduos nunca são liberados.

Aviso ético e legal

Todos os princípios éticos e de segurança de dados foram aplicados de acordo com as normas de proteção e confidencialidade vigentes. Não é feita nenhuma identificação de informações pessoais dos pacientes. Nenhum dado individualmente identificável é compartilhado com os pesquisadores (ou seja, eles são "anonimizados"). Os pesquisadores assinam um acordo legal para não fazer nenhuma tentativa de identificação dos participantes. Os projetos de pesquisa que pleiteiam uso dos dados precisam ser aprovados previamente pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa da Instituição à qual o pesquisador é afiliado.


O compartilhamento de dados e amostras para pesquisa está condicionado à estrita necessidade de manter a guarda confidencial de todo o material obtido. A responsabilidade do pesquisador é indelegável, indeclinável e compreende os aspectos éticos e legais. Dados de identificação dos indivíduos nunca são liberados.