Turma 03 14/09/20 - 01/10/20
Observação: a redação dos textos explicativos foi mantida como no original, realizada pelos autores.
Observação: a redação dos textos explicativos foi mantida como no original, realizada pelos autores.
Yasmine Martins Kato
Tema: Meio Ambiente
Em 2020 o Pantanal queimou como nunca se viu antes. Como se já não bastasse a seca histórica pela qual a região passa, incêndios criminosos, o descaso do governo, o desmonte dos órgãos ambientais, fake news e uma clara política antiambientalista, a própria população parece não ter consciência do que está perdendo. Tentar trazer essa reflexão sobre o que o Pantanal tem a ver com a vida das pessoas foi um dos desafios do projeto. Por isso, essa série de imagens quer não apenas fazer uma denúncia, mas também instigar o leitor a refletir e se enxergar parte da natureza, para então, quem sabe, tornar-se também um agente de transformação.
Raquel Sales
Tema: Violência doméstica
"Ao escolher esse tema me deparei com a contradição de uma situação que não é nova, mas que segue aumentando durante a pandemia e isolamento social. "E quando ficar em casa não é seguro?" é sobre ter que habitar uma casa que não segura, durante um momento em que "ficar em casa" deveria ser mais seguro para todes.
A violência doméstica é a pandemia.
Esse cartaz foi elaborado pensando nas vítimas de violência doméstica: crianças, mulheres, LGBTQ+ e idosos.
A casa foi pictoricamente inspirada em desenhos populares infantis e é propositalmente torta. O símbolo funcionou sob o fundo vermelho, tipo sangue, pensado para abranger todas as vítimas de violência doméstica.
Uma outra alternativa, foi a casa sob a bandeira LGBT, direcionando especificamente a questão sofrida por esse público.
O pequeno texto inserido na porta tem a função de trazer as pessoas para perto do cartaz, ou melhor, da casa."
Nataly Conforte
Tema: Economia da Atenção / Capitalismo de Vigilância
Um mundo conectado para dividir experiências, mas nas redes sociais nem tudo são flores. A economia da atenção estuda sobre o tempo que estamos em frente às telas e como isso pode afetar desde a saúde mental até a democracia. Neste projeto destaca-se a importância de reflexão e tomada de consciência diante dos aplicativos (e seus termos de privacidade).
Maria Luiza Amaral
Tema: Consumo de carne e meio ambiente
Todos os dias observamos ao nosso redor notícias e informações sobre a degradação ambiental e cada vez mais estamos sentindo as consequências na própria pele. Mas você já parou para pensar que nossos hábitos alimentares estão estritamente relacionados a diversos problemas ambientais que temos atualmente? Além da importância de acabarmos com a violência contra animais, reduzir o consumo de carne também é fundamental para continuarmos vivendo no planeta. Esse projeto visa, assim, trazer informações sobre a urgência desse tema e a necessidade de pensarmos coletivamente através de mudanças do nosso próprio dia-a-dia.
Rosa Amélia Barbosa
Tema: Educação
Como você está inseride* no tal ensino remoto? O que há de remoto nesse processo? Como fica o ensino? E os direitos e garantias? A desigualdade cada dia mais escancarada enquanto acompanhamos o horror, o descrédito do próprio conhecimento, da ciência, dos saberes... r e m o t o e n s i n o r e m o t o. Pensar questões sobre os processos de aprendizagem (será mesmo que é isso que está na pauta?) diante da conjuntura de crueldade e brutalidade é um tanto quanto desesperador, o jeito é seguir questionando, problematizando e construindo diálogos, coletividade. Confrontar é preciso!
*Conhece o Manifesto Ile para uma comunicação radicalmente inclusiva? Disponível em: https://diversitybbox.com/pt/manifesto-ile-para-uma-comunicacao-radicalmente-inclusiva/