Apoio

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Foto: UEA/CMABio/Divulgação

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma universidade pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região em que está inserida.

As atividades acadêmicas tiveram início no dia 3 de agosto de 2001 e, em 30 de junho de 2005, foi realizada a formatura da primeira turma, com 7.150 alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar) - um projeto vencedor do prêmio Objetivos do Milênio e apontado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como modelo a ser seguido por outros países. 

A UEA possui mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. É a maior universidade multicampi do País, ou seja, é a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades que integram a sua composição. Neste ano de 2024, a UEA é uma das instituições parceiras do Simpósio 4º Conecta Leitores: Mediação cultural - Alteridade, relações identitárias e encontros interculturais.

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição pública de âmbito nacional, a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique. É uma instituição pública de ensino superior dotada de personalidade jurídica gozando de autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira. Pela UEM, passaram muitas gerações de jovens que hoje desempenham funções e actividades nas mais diversas esferas da sociedade, a nível de governo, dos sectores sociais, económicos e de serviços, tanto no País como a nível internacional. 

Fundada no dia 21 de agosto de 1962, ascendeu à categoria de universidade em 1968 e, em 1976, foi nomeada em homenagem ao relevante papel histórico representado em Moçambique pelo Doutor Eduardo Chivambo Mondlane. A Universidade Eduardo Mondlane desde cedo se assumiu como uma Universidade nacional, tendo concebido uma política que garanta a equidade de acesso a estudantes oriundos das diversas regiões do País e procurando manter e aumentar a presença feminina na instituição. 

Desde 2015, o Leitorado Guimarães Rosa (LGR) atua na UEM na promoção da língua, literatura e cultura brasileira por meio do ensino, pesquisa e extensão. LGR também contribui com a diplomacia cultural da Embaixada do Brasil em Maputo em colaboração com Centro Cultural Brasil-Moçambique (IGR) com projetos técnico-científicos e artísticos. Na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, o LGR é responsável pelas disciplinas de Literatura e Cultura Brasileira e Literatura e Outras Artes para estudantes de diversos cursos de graduação. Nesses quase 10 anos de atuação do LGR em Moçambique, as diversas parcerias técnicas, científicas e artísticas entre instituições e profissionais marcam as relações entre Brasil-Moçambique, sendo o LGR o principal mediador dessas interlocuções. Nesse ambiente de profícua amizade, a UEM se apresenta como uma das instituições parceiras neste 4º Conecta Leitores: Mediação cultural - Alteridade, relações identitárias e encontros interculturais. 

Foto: AULP/Divulgação