Perguntas Frequentes
Como saber se me enquadro no perfil da comunidade?
A comunidade asiatique é para todas as mulheres e/ou pessoas LGBTQIAP+ de origem asiática. Entenda-se por origem asiática pessoas amarelas (descendentes de países do leste asiático: Japão, Okinawa, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, etc) ou marrons (descendentes de regiões da ásia meridional ou do Oriente Médio: Paquistão, China, Líbano, Síria, Irã, etc).
Entenda-se por mulheres tanto mulheres cis como trans e por LGBTQIAP+ pessoas que componham a sigla do movimento, isto é, lésbicas, gays, bissexuais, trans binárias, trans não binárias (não binário, gênero fluído, âgenero, etc), queer, intersexo, assexuais, pansexuais.
Somos um espaço terapêutico?
A Comunidade Asiatique é um espaço que se propõe como grupo de apoio para nos pensar em comunidade. Apesar de os encontros, temas e trocas poderem gerar efeitos terapêuticos, isto é, acolhedores e organizadores psiquicamente, não somos um espaço de terapia, seja em grupal ou individual. Isso não significa que pessoas que já fazem terapias diversas não possam se beneficiar também dos nossos encontros, bem como pessoas que passam pela nossa comunidade não possam acessar assuntos válidos de se abordar numa terapia pessoal externa à comunidade.
É necessário algum conhecimento prévio para participar dos encontros?
Não. Qualquer pessoa que se enquadre no perfil pode participar dos encontros, mesmo sem ter conhecimento ou experiência prévia no assunto. A comunidade é feita para ser acessível, com perguntas norteadoras que facilitam o debate e a discussão sobre questões envolvendo a racialidade asiática, incluindo pessoas que nunca conversaram sobre isso ou tampouco tiveram qualquer experiência prévia.
Quando vão ocorrer as próximas edições?
Existem algumas formas de descobrir quando ocorrerão as próximas edições: Preenchendo o formulário de lista de espera (responderemos por email), ou entrando em contato diretamente com as mediadoras através do instagram ou whatsapp (disponível na seção "Quem Somos" do site). Fique à vontade para mandar mensagens!
A experiência é paga?
Sim. Cada edição teve um valor pago para participação, a depender da proposta da mesma. Acreditamos que a experiência deva ser paga a fim de valorizar o trabalho, estudo e disponibilidade das profissionais que mediam os encontros, sendo uma experiência transformadora para quem participa. Estamos estudando possibilidades de tornar a Comunidade cada vez mais acessível, de forma que o valor seja justo porém possível. Para mais informações sobre valores e formas de pagamento, tanto das edições anteriores quanto das futuras, entre em contato.
Existe possibilidade de reembolso?
Não. Uma vez inscrita a pessoa concorda - através do preenchimento do formulário de inscrição do Google - que não haverá reembolso. Certifique-se da disponibilidade dos encontros antes da inscrição e pagamento da edição, a fim de evitar possíveis desencontros futuramente.
Os encontros são realizados apenas online?
Por hora, sim. Os encontros são pensados em formato online pois as mediadoras não moram na mesma cidade (São Paulo e Sorocaba), além de possibilitar a participação remota de qualquer pessoa que se interessar pela experiência. Tivemos participantes de diversos estados e cidades (inclusive fora do país!) e acreditamos na riqueza das trocas sem restrição geográfica.
São quantos encontros em qual horário?
Cada edição possui sua particularidade, tanto na quantidade de encontros quanto nos horários de participação, a depender da disponibilidade das mediadoras e das participantes. Geralmente são realizados mais de um encontro (podendo ser de quatro a oito encontros), com duração de, em média, uma hora e meia (1h30) cada um. Alterações futuras serão possíveis a depender das próximas edições, sendo todas comunicadas via redes sociais e através do site.
Se já participei posso participar de novo?
Sim! Cada edição é única e pensada de forma independente umas das outras, sendo totalmente complementares entre si.
Os encontros são gravados?
A fim de preservar a identidade das participantes nenhum dos encontros é gravado ou disponibilizado, seja para pessoas de fora ou dentro da Comunidade. Acreditamos que o sigilo é um dos aspectos mais importantes para estabelecer um local de confiança dentro da comunidade, onde geralmente discutimos assuntos de cunho pessoal e íntimo. Caso alguma participante perca um dos encontros, as mediadoras estão preparadas para atualizá-la dos assuntos no próximo encontro que ela se fizer presente.
Alguma pergunta não foi respondida? Entre em contato!