Computação e Comunidade - Livro do 7° Ano

Computação e Comunidade - Livro do Professor

SOBRE ESTE LIVRO

Esta nova proposta é pensada para os estudantes que estão em uma faixa etária marcada pelo desenvolvimento social e emocional. Eles estão em transição de um foco em si mesmos para comportamentos orientados ao grupo. Suas esferas sociais estão crescendo além da família e começam a incluir colegas, professores e outros membros da comunidade. Nesta fase, os estudantes devem apreciar a presença da computação e as maneiras pelas quais a ela facilita a comunicação e a colaboração.

Nossa proposta para o 7º ano do ensino fundamental tem como objetivo principal fomentar o uso do Pensamento Computacional como um meio de resolver problemas relevantes, não apenas para os estudantes, mas para a comunidade ao seu redor. Também é um macroobjetivo desta proposta, manter o interesse dos estudantes na Computação como um campo relevante e estimulante. As experiências de aprendizagem criadas a partir desses objetivos são relevantes para os alunos e promovem uma percepção de si mesmos como solucionadores de problemas em sua comunidade. As oportunidades de aprendizagem são apresentadas de maneira ativa, conectada e relevante para os estudantes, e buscam que os estudantes desenvolvam a visão de que eles são solucionadores de problemas, criadores, inovadores e capazes de mudar o mundo.

Os estudantes trabalham o uso dos computadores e da computação como indivíduos e membros da comunidade. Dessa maneira, os alunos começam a experimentar o pensamento computacional como meio de comunicação com os outros e como meio de abordar questões relevantes para a comunidade. Também trabalham os princípios de agir de forma responsável e ética ao usar os computadores, tanto de forma independente quanto com outras pessoas.

À medida que os alunos começam a dominar conceitos e práticas fundamentais da computação, aprendem que esses conceitos e práticas os capacitam a criar inovações, ferramentas e aplicativos. Os alunos também devem saber que, com esse conhecimento e acesso, vem a responsabilidade. Por isso, questões de uso ético e responsável da computação e da informação também são elementos essenciais deste currículo.

Na primeira unidade do livro, os estudantes aprendem conceitos básicos de programação em Scratch através da caneta, inspirada no turtle graphics de Papert. Na segunda unidade, expandem o uso de interfaces multimídia de entrada e saída, permitindo a criação de cenários de expressão de ideias mais sofisticados. Finalmente, na terceira e quarta unidades, os estudantes aprendem a desenvolver jogos 2D simples usando Scratch, culminando com a criação de seus próprios jogos.

Os estudantes que aprenderem com a proposta Computação e Comunidade já dominam conceitos de pensamento computacional, representação de dados, algoritmos, solução de problemas, e já tiveram experiências utilizando tecnologias e recursos para a aprendizagem, criando artefatos digitais e colaborando entre si. Estes alunos também já aprenderam sobre as muitas carreiras que utilizam computação e tecnologia, dispositivos e computadores, padrões de entrada/saída e terminologias básicas do computador.

Como citar este livro (ABNT):

ARAUJO, L. G. J.; SANTANA, B. L.; BITTENCOURT, R. A. Computação e Comunidade : Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor, 2019. 153p. ISBN 978-65-901321-4-7.

Referência em bibtex:

@book{ABS2019,

author = {Araujo, Luis Gustavo Jesus and Santana, Bianca Leite and Bittencourt, Roberto Almeida},

title = {Computa{\c{c}}{\~a}o e Comunidade : Livro do Professor},

publisher = {Edi{\c{c}}{\~a}o do Autor},

year = 2019,

address = {Feira de Santana},

edition = 1,

note = {https://sites.google.com/view/computacaofundamental/setimoano},

isbn = {9786590132147}

}

Contato, dúvidas e sugestões de correção:

computacaofundamental@gmail.com