Computação e Sociedade - Livro do 8° Ano

Computação e Sociedade - Livro do Professor

SOBRE ESTE LIVRO

Este novo livro é concebido para os estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. O objetivo principal deste livro é aprofundar o uso do computação tanto para a comunicação de ideias em sociedade como para a expressão própria e criativa da solução de problemas de interesse dos estudantes e da sociedade.

Na faixa etária em que se encontram, na adolescência, a interação social dos estudantes costuma ser amplificada pela dimensão da comunicação através da Internet. O uso de redes sociais online entre estes estudantes se dissemina cada vez mais e afeta profundamente as suas vidas. Assim, faz-se necessário compreender melhor as dimensões tecnológicas e sociais das redes de computadores, da Internet e das redes sociais online. É o que fazemos na primeira unidade deste livro, focada no tema de colaboração.

A segunda unidade trabalha com robôs e sua programação. Com esta experiência com robótica educacional, os estudantes concretizam, no mundo, os conceitos abstratos que desenvolveram previamente no 6º e 7º anos. Entendendo a necessidade de manter custos escolares sob controle, escolhemos uma solução de robô de baixo custo na forma de carrinho, o robô mBot. Por outro lado, a solução é robusta o suficiente para ser sustentável na escola. A programação dos robôs é realizada no ambiente de programação em blocos mBlock, que é similar ao Scratch, com o qual os estudantes já estão acostumados pela experiência dos anos anteriores, além de também permitir construir os programas em português.

Na terceira unidade, os estudantes aprendem a manipular imagens através de uma linguagem de programação em blocos, compreendendo a sua representação e suas possibilidades de transformação. Oferecendo este novo domínio de aplicação de interesse dos estudantes, renova-se a prática das ideias de pensamento computacional com um novo contexto metodológico ao mesmo tempo em que se exercita a criatividade através do uso de mídias digitais. Adotamos uma abordagem de aprendizagem em espiral, onde conceitos previamente estudados são revisitados e aprofundados, com a adição gradual de novos conceitos.

Finalmente, na quarta unidade, os estudantes revisitam o contexto metodológico de figuras já trabalhado com a ferramenta Scratch, agora através de uma linguagem de programação textual adequada a iniciantes: a linguagem Python. Também usando uma abordagem em espiral, os conceitos trabalhados em Scratch são retomados em Python, com a introdução gradual dos conceitos de uma linguagem de programação textual. O uso de figuras e do desenho dos gráficos de uma biblioteca de gráficos com tartaruga, permite feedback imediato sobre suas realizações.

Ao final de um ano com a proposta Computação e Sociedade, os estudantes fortalecem os eixos de pensamento computacional, colaboração, práticas de computação e programação e de computadores e dispositivos de comunicação, além de discutir os impactos comunitários, globais e éticos da computação.

Como citar este livro (ABNT):

SANTANA, B. L.; ARAUJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. Computação e Sociedade : Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor, 2020. 150p. ISBN 978-65-901321-6-1.

Referência em bibtex:

@book{SAB2020,

author = {Santana, Bianca Leite and Araujo, Luis Gustavo Jesus and Bittencourt, Roberto Almeida},

title = {Computa{\c{c}}{\~a}o e Sociedade : Livro do Professor},

publisher = {Edi{\c{c}}{\~a}o do Autor},

year = 2020,

address = {Feira de Santana},

edition = 1,

note = {https://sites.google.com/view/computacaofundamental/oitavoano},

isbn = {9786590132161}

}

Contato, dúvidas e sugestões de correção:

computacaofundamental@gmail.com