Programa Mediação das Situações de Abandono IPVC
Programa Mediação das Situações de Abandono IPVC
O Programa de Mediação das Situações de Abandono é uma iniciativa que visa identificar e intervir precocemente em casos de risco de abandono académico no IPVC. Com os docentes a desempenharem o papel de mediadores, o programa foca-se na criação de uma rede de apoio próxima aos estudantes, promovendo o diálogo, a orientação e a resolução de problemas que possam comprometer o sucesso escolar. Através da monitorização contínua e da implementação de estratégias adaptadas às necessidades individuais, os docentes facilitam a reintegração e ajudam a superar as barreiras que poderiam levar ao abandono, contribuindo para a redução das taxas de desistência e para o fortalecimento da comunidade académica.
A App My IPVC tem como objetivo apoiar toda a comunidade académica, disponibilizando informação relevante sobre o IPVC bem como acesso a funcionalidades e serviços relativos a vários domínios:
Calendário Académico - datas dos semestres, exames, entre outras datas importantes;
Avaliações - estudantes podem consultar as avaliações e média global;
Consulta da informação de aulas, horários das salas e planos curriculares;
Notificações – estudantes recebem notificações das próximas aulas, com informação da sala;
Sugestões – envio de sugestões de melhoria.
Quem são os mediadores de abandono?
ESA
Isabel Valín
(Diretora da Escola)
ESA
Manuel Barros
(Técnico dos Serviços Académicos)
ESCE
Sónia Carvalho
(Subdiretora da Escola)
ESCE
Luísa Pinheiro
(Docente)
ESDL
Ricardo Lima
(Subdiretor)
ESDL
Eva Martins
(Técnica de Apoio a Estudantes)
ESDL
Artur Caldas
(Docente)
ESDL
Sérgio Matos
(Docente)
ESE
Raquel Gonçalves
(Docente)
ESE
Fátima Pereira
(Subdiretora da Escola)
ESE
Adalgisa Pontes
(Docente)
ESE
Patrícia Silva
(Docente)
ESS
Manuela Cerqueira (Subdiretora da Escola)
ESS
Arminda Vieira
(Docente)
ESS
Simone Monteiro
(Serviços Académicos)
ESTG
João Nunes
(Docente)
ESTG
Susana Oliveira
(Docente)
Capacitação de Mediadores de Abandono "Oficinas Relacionais"
A Capacitação "Oficinas Relacionais" é uma formação inovadora direcionada às equipas de Apoio a Estudantes e Mediadores/as de Abandono Escolar, com o objetivo de desenvolver competências de literacia relacional. Através de diversas dinâmicas de grupo e práticas interativas, a formação capacitou os participantes a criar e manter relações significativas no contexto educacional, promovendo a comunicação eficaz, a gestão de conflitos e a colaboração.
A formação visa fortalecer as habilidades relacionais dos participantes, especialmente no que toca à:
Literacia Relacional: Desenvolvimento de atitudes e competências para melhorar a comunicação e colaboração dentro das organizações.
Gestão de Conflitos: Técnicas para promover ambientes de trabalho saudáveis, resolvendo conflitos de forma construtiva.
Cinco Atos Relacionais: Aplicação de cinco práticas essenciais nas relações interpessoais – Pedir, Oferecer, Acordar, Escutar e Reconhecer.
Autoconhecimento: Reflexão sobre as dinâmicas interpessoais e organizacionais, visando a melhoria das relações dentro da equipa.
Realizou-se no dia 3 de fevereiro, na Escola Superior de Educação - IPVC a assinatura do Protocolo de Cooperação para o Desenvolvimento de Educação Relacional com o Relational Lab.
Este marco importante para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] integrou a conferência “Melhores Relações, Melhor Educação”, que contou ainda com mais dois momentos altos: a conferência “Relaciono-me, logo existo: um novo paradigma de uma escola relacional”, por Rui Marques, coordenador do Relational Lab, e o painel Educação Relacional na Prática.