Sobre o Grupo de Estudos Frantz Fanon - GEFF

Frente a necessidade de aprofundamentos nos estudos acerca das implicações do colonialismo para a contemporaneidade, o autor Frantz Fanon se sobressai tanto em valor de obra quanto em emergência de aprofundamentos em seus escritos, dada a sua potência teórica, técnica e clínica.
-
Nesse sentido, o GEFF (Grupo de Estudos Frantz Fanon) surge como uma potencialidade de tensionamento e disseminação do pensamento anticolonial, buscando outras leituras do martinicano para além da sua obra mais conhecida e debatida "Pele negra, máscaras brancas".
-
Desse modo, o estudo do fanonismo no grupo parte desde o começo, numa linha de leitura que não procura dividir o Fanon entre o jovem e velho, visto que seus textos são escritos de forma circular e sua escrita perpassa por um fio condutor. Para tal, o início se dá na leitura do teatro filosófico de Fanon através do escrito "O olho se afoga", primeira das duas peças do livro homônimo e a segunda "Mãos paralelas".
-

Os encontros do grupo ocorrem semanalmente no modelo híbrido, nas terças-feiras, das 10h às 12h, no 15º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade Federal de Pernambuco (CFCH-UFPE) e também transmitido pela plataforma do Google Meet.

-

instagram.com/geff.ufpe

geff.ufpe@gmail.com