18 a 20 de julho de 2023

I COLÓQUIO DO PENSAMENTO DE FRANTZ FANON NO RECIFE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CAMPUS RECIFE

APRESENTAÇÃO

Pensando na expansão de conhecimentos que estão sendo produzidos no território recifense e visando o acesso, bem como a garantia da transmissão de saberes, buscamos essa articulação juntamente aos campos filosóficos. É urgente pensar nos espaços formativos a integração de pesquisadores que desenvolvem seus estudos a partir da Filosofia e de áreas afins, coletivamente com pessoas interessadas que possam ter alcance ao que está sendo pensado na teoria e desenvolvendo construções dialógicas com a prática.

O Colóquio do pensamento de Frantz Fanon no Recife, em sua primeira edição, é construído pelo Grupo de  Estudos Frantz Fanon da Universidade Federal de Pernambuco (GEFF - UFPE). O evento, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2023, surge como uma forma de celebração ao aniversário de 98 anos do nascimento do autor, como também com o objetivo de fortalecimento dos estudos fanonianos na região do Nordeste.


Para tanto, gostaríamos de somar forças com o máximo de coletivos e grupos que vertem seus olhares para a teoria e a prática proposta pelo martinicano, de modo que pensamos numa construção conjunta para celebração desse momento, buscando maior visibilidade e propagação do seu pensamento. 

Compreendemos que o pensamento deste autor é mais um a ser invisibilizado nas grades curriculares coloniais dos nossos cursos, tanto de graduação quanto de pós, por motivos que muito bem sabemos quais são, mas que ainda se faz necessário nomear: um projeto de atualização da colonialidade no meio acadêmico, o qual visa manter a lógica colonial operante de saberes e modos de vida

Esse evento integrado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGfil), visa fomentar e consolidar gradualmente o cenário da filosofia na região, apostando nas potencialidades criadoras de conhecimentos que são perpassados através de experiências na oralidade e territorialidade que adentram as instituições pernambucanas. Assim, esperamos que hajam outras edições para que possam ser apresentadas e discutidas publicamente as pesquisas, com uma perspectiva decolonial, por quem faz parte da pós-graduação, do corpo docente e outros pesquisadores, a partir do pensamento fanoniano.

E aí, vamo nessa construir essa ideia coletivamente?

ORGANIZAÇÃO

Comissão Científica

Caio Bispo

Demetrius Prysthon

Guilbert Araújo

Comissão organizadora 

Carolina Barbosa

Lucas

Julianny Torres

Juni Cavalcanti

Marcela Amaral

Mateus Alves

Matheus Ryan

Sérgio Gabriel

APOIO INSTITUCIONAL