O Conselho de Notáveis e o Conselho Geral da Tradição, apelam a todos os Estudantes para a execução de uma praxe com bom senso, respeitando a C.E.G.A.R.R.E.G.A. .
"Tem de ser respeitada obrigatoriamente a integridade física, moral e psicológica do praxado"
O objectivo da praxe é integrar os novos alunos no meio académico de uma forma imaginativa, salutar e com companheirismo.
No entanto, por vezes, verifica-se que não é isso que acontece, sendo o nome da praxe usado para dar pretexto a outras manifestações. Acções de humilhação gratuita, actividades físicas perigosas, entre outras, não encaixam no que se entende por praxe, e não podem ter lugar.
As consequências que podem derivar destes actos são da responsabilidade de quem, indevidamente, usa o nome da praxe para os levar a cabo.
O Conselho de Notáveis tem tomado ao longo dos anos e continuará a tomar todas as diligências para sensibilizar os Estudantes para estas questões, e actuará nos casos que se verifique necessário.
Os novos alunos podem, e devem, sempre que acharem necessário, dirigir-se ao Conselho de Notáveis (pessoalmente ou por email: cn@uevora.pt) caso entendam que deve ser esclarecido ou denunciado qualquer acto que tenha sucedido.