Conselho de Notáveis

O Conselho de Notáveis é o órgão académico que tem sobre sua alçada todas as questões de tradição académica na Universidade de Évora.

Decorria o ano de 1987, quando um grupo de alunos constataram o permanente desuso dos tradicionais hábitos estudantis. Deste interesse pela Tradição surgiu o Conselho de Notáveis da Universidade de Évora.

Embora a fundação deste conselho seja relativamente recente, todas as suas leis e regras foram exaustivamente investigadas no seio da instituição universitária eborense. Desta busca, surge assim a C.E.G.A.R.R.E.G.A. (Código Estudantil de Graus Académicos de Regulamentos e Regras de Exegese e Gírias Académicas). Este código não só defende a Tradição Académica eborense, bem como, a regula, cabendo ao Conselho de Notáveis da Universidade de Évora o seu cumprimento, assim como zelar pela manutenção do mesmo.

A data da 1ª fundação de uma instituição de ensino superior em Évora é o ano de 1553. Conjuntamente com a sua irmã coimbrã desempenhou um papel preponderante na formação das mentes preparadas do Portugal do século XVI, XVII. Todas as áreas eram permitidas estando no entanto proibido o ensino do Direito Civil, parte do Direito Canónico e a Medicina.

Com a perseguição dos jesuítas pelo Marquês de Pombal no século XVIII, as portas da Universidade foram fechadas, tendo sido abertas novamente aos estudos superiores no ano de 1973.

O Conselho de Notáveis da Universidade de Évora muito se orgulha da Instituição que representa, bem como, de todos os seus estudantes. Embora seja apelidada de uma nova Universidade, as suas velhas raízes colocam-na no vértice do Ensino e da Tradição do Ensino Superior Português.