Descarbonizar a Mobilidade na Comunidade Escolar

O CEiiA concebe, desenvolve e opera novos produtos e serviços para industrias tecnologicamente avançadas (automóvel e mobilidade, aeronáutica, mar e espaço), que pensa a tecnologia a partir da sustentabilidade (sustainability by design). 

O CEiiA está sediado em Matosinhos, Portugal, com uma equipe adicional de engenharia baseada em Évora desde 2015.. 

Se quiser saber mais sobre o CEiiA, você pode visitar o site oficial.

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, durante o segundo semestre, os alunos do 11ºA, participaram no Projeto “Tecnologia: Descarbonizar a Mobilidade na Comunidade Escolar, promovido pelo CEiiA.

Os objetivos deste projeto são:

- Promover a adoção de comportamentos sustentáveis na mobilidade pela comunidade escolar, com a quantificação das emissões de carbono evitadas nas deslocações, tornando visível o seu contributo para a descarbonização da cidade.

- Demonstrar que as emissões de carbono evitadas pelos jovens, de forma coletiva, têm um valor intrínseco e geram impacto positivo na transição para as cidades sustentáveis e inclusivas;

- Demonstrar como cada aluno, em comunidade, pode contribuir para a descarbonização da sua cidade, influenciando as opções das políticas públicas de mobilidade. 

- Quantificar e valorizar as emissões de carbono evitadas na mobilidade da comunidade escolar (professores e alunos).

Essa quantificação será feita através da aplicação AYR, para telemóveis, criada pelo CEiiA. Esta aplicação é uma ferramenta que pretende sensibilizar as novas gerações para a adoção de comportamentos sustentáveis em comunidade.

Ao longo do ano ocorreram três sessões com elementos do CEiiA e da Câmara Municipal do Porto, nas instalações da Escola Garcia de Orta.

1.ª Sessão

2.ª Sessão

3.ª Sessão

No dia 15 de junho ocorreu o evento final do projeto Be the Change – Arte e Tecnologia pela Sustentabilidade, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos. 

Neste evento participaram três professoras do 11º A e os dois alunos que mais contribuíram para "descarbonizar".

Alunos do 11.º A

Alunos do 11.º A e professoras