Objetivos


No âmbito do “Programa Impulso Jovem STEAM”, surgiu o Garcia STEAM, Clube Ciência Viva, que promoverá atividades nas seguintes áreas: Ciências Experimentais, Tecnológicas, Artes e Matemática, (STEAM).  

Com este projeto pretende-se promover/implementar o desenvolvimento de uma cultura científica sistemática, melhorando a autonomia e o desempenho dos alunos, assim como a sensibilização dos mesmos para a importância dos problemas relacionados com a sustentabilidade e com as alterações climáticas. 

Para a sua concretização foram estabelecidas parcerias com várias entidades, como por exemplo, Faculdade de Ciências da UP-Galeria da Biodiversidade, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), o Centro de Astronomia da Universidade do Porto (CAUP) e a empresa Texas Instruments, entre outras. 

O CCV tem como objetivo promover de forma criativa o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, através da disponibilização de espaços de experimentação, que proporcionam aos alunos o contacto com materiais de eletrónica, robótica, laboratório (Biologia, Física e Química) e impressora 3D. 

Assim, pretende-se promover:

É espaço centrado nos alunos, no qual possam adquirir/consolidar aprendizagens e desenvolverem atividades que incidam na medida Recuperar Experimentando, usando a tecnologia como uma ferramenta essencial no enriquecimento e dinâmica deste espaço.