Atividades em sala de aula

Workshop: "Melhoramento cognitivo"

Os alunos do 12º A e 12º B realizaram um workshop sobre “Melhoramento cognitivo”. 

 O melhoramento cognitivo (MC) é tema recente no campo da neuroética, pois trata-se de conseguir manipular e potenciar nos seres humanos capacidades como a atenção, a memória, a concentração, a perceção e a aprendizagem. 

Cada turma foi divida em grupos, os quais escolheram um caso-problema e, a partir dele, levantaram questões científicas e éticas de possibilidade de resolução do mesmo. No final, cada grupo apresentou as suas conclusões à turma. O objetivo foi estimular a reflexão e pensamento crítico dos alunos sobre esta área em desenvolvimento e discutir os limites e os novos contornos sociais e éticos, tendo em conta a cada vez maior utilização do melhoramento cognitivo farmacológico. Os alunos foram levados a confrontar-se com as consequências de um avanço tecnológico e o uso de novos fármacos, rápido e não regulado, que podem ser potencialmente catastróficas para a existência dos seres humanos.  

No final, todos os grupos concluíram que, o melhoramento cognitivo farmacológico e tecnológico deve ser alvo de um estudo mais aprofundado. Além disso, a sua aplicação deverá ser regulada em termo legislativos, seguindo as orientações de comissões de ética e ser utilizada apenas em contextos específicos, de modo a que possa beneficiar os indivíduos e a sociedade, não pondo em causa a autenticidade da condição humana. 

Esta atividade foi orientada por três investigadores do I3S, (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) parceiros do agrupamento no âmbito do clube ciência viva Garcia STEAM.  

Os envolvidos foram 46 alunos das disciplinas de Biologia e Psicologia e os respetivos professores.