PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS (PGR)

O que é?

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO é o conjunto de ações coordenadas de prevenção que têm por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis. O GRO deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que se tornou exigível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.


O PGR deve ser composto, no mínimo, por dois documentos:

a)   Inventário de Riscos Ocupacionais, que compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção;

b)   Plano de Ação, onde se estabelecem as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.

FONTE: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/pgr

Riscos de acidentes

Os riscos são eventos ou condições incertas que, se ocorrerem, causarão um efeito negativo, possuindo um potencial para afetar o alcance de um objetivo, a execução de um planejamento e até mesmo a saúde e a integridade física das pessoas. Os riscos podem ser divididos em cinco grupos: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.

Riscos físicos: exposição à ruído, calor, frio, umidade, radiação ionizante, vibrações etc.

Riscos químicos: exposição à poeira, fumo, gases, vapores, exposição à produtos corrosivos etc.

Riscos biológicos: exposição a fungos, vírus, parasitas, bactérias, insetos etc.

Riscos ergonômicos: levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalho em turnos etc.

Risco de acidentes: arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, quedas, animais peçonhentos etc.

Agentes de risco

Os agentes de risco são as ações, produtos, ferramentas ou condições que geram os riscos e os torna potencialmente nocivos.

Os agentes de riscos físicos podem ser: ruídos, calor, frio, vibrações, radiação, pressões anormais e umidade.

Os agentes de riscos químicos podem ser: poeira, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas e substâncias, compostos ou produtos químicos em geral. Eles podem penetrar por via respiratória, cutânea ou digestiva.

Os agentes de riscos ergonômicos podem ser: esforço físico intenso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos e causadores gerais de stress físico e/ou psicológico.

Os agentes de riscos biológicos podem ser: bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

Por que fazer o PGR é importante?

É necessário que todos os trabalhadores inseridos nos ambientes de trabalho conheçam bem as suas funções, procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), os níveis de exposição aos riscos ocupacionais e as medidas de controle. Isto é, os trabalhadores, além das atividades que desempenham nos setores onde estão inseridos devem saber bem a quais riscos estão expostos e como preveni-los.

Capacitação para atualizar o mapa de risco de sua unidade

A capacitação é desenvolvida na plataforma google classroom para que as unidades que optem por manter os mapas de riscos além do inventário de riscos, possam atualizar seus mapas anualmente.

Fique ligado! 

A partir de junho estará disponível para todos os cipeiros e colaboradores.

Nossos dados

AQUI ESTARÃO EXPOSTOS OS DADOS REFERENTES AO STATUS DE DESENVOLVIMENTO DO INVENTÁRIO DE RISCOS POR UNIDADE A PARTIR DE SETEMBRO DE 2023. 

FIQUE LIGADO NA CIPA!