NOTIFIQUE A OCORRÊNCIA DE ESCORPIÕES EM SUA UNIDADE 

Acidentes por escorpião

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através de ferrão (télson). Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade. 

Casos e ações de prevenção de acidentes


No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada. Esta espécie possui facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.

Os acidentes escorpiônicos ocorrem em todo o Brasil. Desde 2009, o Ministério da Saúde realiza capacitações de identificação, manejo e controle de escorpiões nos estados brasileiros, em cooperação com as secretarias estaduais de saúde. O objetivo é que cada estado multiplique as informações recebidas a todas as suas regionais de saúde e municípios.

O Ministério da Saúde registrou, em 2018, 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país. Em 2017, foram 125 mil registros de acidentes. Esses dados ainda são preliminares e serão revisados, portanto estão sujeitos a alteração. Em 2016, foram 91,7 mil casos. Em relação às mortes, em 2016 foram registrados 115 óbitos em todo o país e, em 2017, 88.


Sintomas de acidentes


A grande maioria dos acidentes é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. 

Adultos apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático. Movimentos súbitos, involuntários de um músculo ou grupamentos musculares (mioclonias) e contração muscular pequena e local (fasciculações) são descritos em alguns acidentes por Escorpião-preto-da-Amazônia. 

Crianças abaixo de 7 anos apresentam maior risco de alterações sistêmicas nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem soroterapia específica em tempo adequado.

 

O que fazer em caso de acidente

 


O que não fazer em caso de acidente

 


Como prevenir acidentes com escorpiões

 Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas.


 Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/picada-de-escorpiao-saiba-os-cuidados-e-o-que-fazer-em-caso-de-acidente/

Por que notificar a presença de um escorpião em sua unidade?

A notificação de escorpiões objetiva fazer um mapeamento institucional de ocorrência e frequência da presença do animal para monitorar a necessidade de ações preventivas ou corretivas.

Sua notificação pode salvar vidas!

PARA NOTIFICAR, CLIQUE AQUI!

Ou leia o QRcode abaixo 

Para mais informações clique abaixo e acesse o site do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE)

Orientações desenvolvidas pela

 CIPA setorial do IFGW

Cuide do ambiente, previna a ocorrência de acidentes com escorpiões.