Animação

CADEIRAS DE BRINCAR (2021), Alunos da Fundação Benjamim Dias Costa

Sinopse:

Brincar com cadeiras é uma grande animação! Mais ainda mais com pixilação...

A CIDADE DOS RATOS PINGADOS (2022), André Lopes

Sinopse:

Anos após uma explosão nuclear, dois ratos muito diferentes - Dimitri e Pequeno - vasculham a cidade à procura de comida. Apesar da reticência inicial, Dimitri acaba por aceitar o Pequeno como um verdadeiro companheiro.

SHADES OF THE SEA (2022), Ana Rita Ferreira

Sinopse:

Maya encontra inspiração para a sua arte através do mar.

ARCO-ÍRIS (2022), Nikita Gatman

Sinopse:

Um gelado é proibido na Rússia por conter mensagens ocultas.

BLINDFOLD (2021), Afonso Leite

Sinopse:

Dois piratas um marujo e o seu capitão navegam pelo alto mar. Constrito a viver na cabine, o jovem sonha com o mundo além do barco. Para conseguir alcançar tal sonho, tem que convencer o capitão a deixá-lo ir.

SELCOUTH (2021), Margarida Cunha

Sinopse:

Um habitante de uma vila onde todos têm a vida planeada desde a nascença tem uma escolha a fazer: ficar seguro e confortável na vida que a vila escolheu por si, ou tentar passar pelos guardas da fronteira e aventurar-se livremente.

KAROSHI (2021), Ana Leonor Guia

Sinopse:

No Japão, um típico assalariado é explorado pela sua empresa. Depois de trabalhar horas incontáveis, tenta desligar-se da rotina frequentando bares e entregando-se à bebida. Cansado e solitário, entra em depressão e a sua realidade é drasticamente alterada.

ATÉ AO AMANHECER (2021), Tiago Magalhães

Sinopse:

Uma criança, ao adormecer, entra no mundo dos seus sonhos onde é verdadeiramente livre. Quando acorda, volta para o mundo real e depara-se com a realidade de não conseguir andar.

GOING HOME (2020), Beatriz Ribeiro

Sinopse:

Meses após a morte da sua mãe, Atlas regressa à casa onde cresceu e que está para venda. As memórias que revive e as figuras que encontra dentro dela fazem-no questionar a sua decisão de a vender.

PAZ DE ESPÍRITO (2022), Graça Gomes

Sinopse:

Simon Williams, um velho e modesto pescador, embarca numa rota de pesca no mar do norte onde é surpreendido por uma implacável tempestade. Desorientado e confuso desperta na proa do seu navio, onde é confrontado por um discípulo da morte. Disputa o seu destino em busca de recompensa.

O ANTIQUÁRIO (2022), Manuel Matos Barbosa

Sinopse:

Toda a cidade tem o seu colecionador ou antiquário, toupeira que anda na ruína das coisas à procura, de histórias ou preciosidades. Vicente era um velho mesquinho, parco em palavras. Na sua coleção, faltava-lhe a píxide da misericórdia que tanto admirava.

ALGO QUE EU DISSE (2022), Sara Barbas

Sinopse:

Partindo de Belém, três mulheres de idades distintas viajam rumo a uma cidade do sul de Portugal, para conhecer o mais novo membro da família que está para nascer. Durante o percurso, apercebem-se das diferenças que existem nas posturas, opções e perspectivas que cada uma tem perante a vida. Mas, chegando ao destino, torna-se evidente que são as três mais parecidas do que aparentam.

POLVO (2022), Catarina Sobral

Sinopse:

Um estrangeiro chega a uma nova cidade. Não fala a língua dos locais nem se parece com eles: em vez de dois, tem vários braços, como um polvo. Ele parece aproximar-se dos outros e chega a oferecer-lhes os seus braços. Sempre que quiser, o estrangeiro pode arrancar um braço que este volta a crescer. Com o tempo, o homem-polvo passa a fazer parte da cidade, até ao dia em que aprende a nova língua.

NÓS (2021), Nelson Fernandes

Sinopse:

“Nós” é uma curta-metragem de animação, que mistura várias técnicas de Stop Motion, propondo uma viagem pela condição humana em conflito. A guerra, a solidão, a natureza, as travessias, os sonhos caídos, são alguns dos aspectos recorrentes neste poema animado sobre papel.

PÁSCOA (2022), André Ruivo

Sinopse:

Num registo autobiográfico, baseado em factos reais, seguimos estrada fora com a família Ruivo até Castelo de Vide, palco da famosa chocalhada nocturna, na Páscoa. Mas nem tudo corre como o esperado. Ou talvez sim...