Palestrantes

Mariléa de Almeida

Link

  Professora no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em História pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP) em 2000. Mestra em História pela Universidade de Vassouras (FUSVE) em 2010. 

  Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2018, onde defendeu a tese “Territórios dos afetos: práticas femininas antirracistas nos quilombos contemporâneos do Rio de Janeiro”. 

  Seus principais temas de pesquisas são: comunidades quilombolas, mulheres quilombolas e educação antirracista. 

Flávia Eloisa Caimi

Link

  Professora titular aposentada dos cursos de História e Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e no programa de pós-graduação em História da mesma instituição. Graduada em História e mestra em Educação pela UPF nos anos de 1986 e 1999, respectivamente.

  Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande  do Sul (UFRGS) em 2006, onde defendeu a tese “Processos de conceituação da ação docente em contexto de sentido a partir da Licenciatura em História”. 

  Seus principais temas de pesquisa são: ensino de história, aprendizagem, formação de professores, livros didáticos e saberes escolares.

Gisela Pereyra Doval

LinkedIn

  Pesquisadora vinculada ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Argentina) e professora de Relações Internacionais na Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de Rosario (UNR-Argentina). 

  Graduada em relações internacionais pela Universidad Nacional de Rosario (UNR-Argentina), em 2000. 

  Doutora pela mesma instituição em 2012, onde defendeu a tese “La Identidad Nacional de Brasil en su Política Exterior. El caso de los gobiernos de Vargas (1930-1945), Geisel (1974-1979) y Da Silva (2003-2010)”.

Odilon Caldeira Neto

Link

  Professor adjunto de História Contemporânea e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

  Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde defendeu a tese: "’Nosso nome é Enéas!’: Partido de Reedificação da Ordem Nacional (1989-2006)”. 

  Desenvolve atividades de pesquisa e docência com foco em História Contemporânea e História do Tempo Presente, atuando principalmente nas seguintes temáticas: extremismos de direita, fascismos, neofascismos, direitas radicais e processos transnacionais da extrema direita. Além disso, possui interesse nos campos da história digital e história pública.

Ana Flávia Magalhães Pinto

Link

  Professora adjunta do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), atua no Programas de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e Direitos Humanos (PPGDH) da UnB. Diretora-Geral do Arquivo Nacional. Licenciada em História pela Universidade Paulista (Unip). Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB).

 Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde defendeu a tese: “Fortes laços em linhas rotas: literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX”. 

 Desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de história, comunicação, literatura e educação, com ênfase em: atuação político-cultural de pensadores/as negros/as, imprensa negra, abolicionismos e experiências de liberdade e cidadania negras no período escravista e no pós-abolição no Brasil e em outros pontos da diáspora africana.

Jorge Alberto Núñez

Link

 Pesquisador do CONICET - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, e professor de História Argentina na Universidade de Buenos Aires (UBA).  Co-diretor da Revista de Historia de las Prisiones (www.revistadeprisiones.com).

  Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Doutor em Direito pela Universidade de Valladolid (Espanha).

  Sua principal área de pesquisa aborda a reforma penitenciária na Argentina na primeira metade do século XX. Ele também se interessa pelos processos sociais e políticos argentinos da década de 1970. Além disso, realiza atividades de divulgação do conhecimento histórico em mídias impressas e audiovisuais.