Cultura e Integração

Visando a integração dos participantes do III CIHIS com a cidade de Santa Maria, expômos abaixo alguns locais abertos para a visitação do público.

Vila belga

  A Vila Belga é conjunto de residências constituídas no estilo belle époque, a qual foi construída para os trabalhadores da empresa Compagnie Auxiliare des Chemins de Fera au Brasil – uma empresa de origem francesa e de capital franco-belga, que administrou inicialmente as estradas de ferro. O conjunto de casas foi construído entre 1905 e 1907, para a locar os funcionários da empresa que trabalhavam no pátio da Viação Férrea.

  Em 1988, a Vila Belga passou a ser considera patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, em 2000, o conjunto passou a ser patrimônio histórico do Rio Grande do Sul juntamente a Estação Férrea e ao Colégio Manoel Ribas, que em conjunto formam o Sítio Ferroviário de Santa Maria. Localizada na Rua Manoel Rimas, n. 1972 - Centro, Santa Maria. 

Thetro treze de maio

  Fundado em 1890, o Theatro Treze de Maio se originou em consequências dos movimentos culturais da cidade. O nome da casa de espetáculos é em homenagem a abolição do sistema escravista, ocorrida do dia 13 de maio de 1888. 

  No dia 30 de outubro de 2013, o teatro foi incluso no Complexo Histórico-Cultural Professora Águeda Brazzale Leal, e em 7 de novembro de 2014 foi tombado pela prefeitura através do Decreto n° 127, que reconhecia a sua importância cultural para a cidade e desejava preservar o estilo arquitetônico e estético do edifício. Localiza-se na Praça Saldanha Marinho.

Museu de arte de santa maria

  O MASM foi inaugurado em 1992, com o objetivo de preservar o patrimônio artístico da cidade, bem como, promover as artes visuais e a cultura popular por meio de exposições temporárias e itinerantes.

  O museu ainda tem por objetivo desenvolver atividade de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arte, História, teoria e crítica de arte, educação e arte em museus, etc.  

  O espaço funciona de segunda a sexta entre às 8 horas da manhã e às 16 horas da tarde, e se localiza na Avenida Presidente Vargas, n. 1400, Centro Integrado de Cultura Evandro Behr.

MUSEU GAMA D'EÇA

   O Gama d’Eça foi fundando 23 julho de 1968 e conta com um acervo diversificado, como coleções de paleontologia, arqueologia, numismática, objetos e documentos históricos – a presente coleção é tombada pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

  O acervo oferece ao público a trajetória e o conhecimento do município de Santa Maria e da UFSM. A instituição funciona de segunda feira à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas e entrada é gratuita, localizada na Rua do Acampamento, n° 81 – Centro.

jardim botânico (ufsm)

 O Jardim Botânico foi fundado em 1981 e é um dos órgãos suplementares da UFSM, vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Exatas. 

  O espaço oferece contanto e conhecimento sobre a natureza, contando com visitas guiadas. Atualmente o horário de funcionamento é das 8 horas da manhã às 12 horas e das 13:30 horas às 17 horas.

planetário (UFSM)

  Inaugurado em 1971, o Planetário é idealizado para que se possa reproduzir o céu visando à educação complementar, o enriquecimento da cultura científica e intelectual de seus visitantes.

  O projeto para a construção do espaço se originou em 1960, quando o José Mariano da Rocha, primeiro reitor da UFSM, recebeu do arquiteto Oscar Niemayer um esboço do que seria o Planetário. 

   Localiza-se na UFSM, na Praça Santos Dumont, em frente ao Centro de Ciências Sociais e Humanas, e seu horário de funcionamento é de Segunda-Feira à Sexta-Feira (das 8:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30).