Eventos

Link para inscrição no Curso de Extensão: 

O Curso

1. ABERTURA:

Prezados(as) Participantes do Curso de Extensão intitulado: “Diálogos Brasil Moçambique sobre Desenvolvimento”.

Este curso é resultante de parceria de estudos e pesquisas entre as instituições e seus programas de stricto sensu e, de pesquisas, cita-se: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UNC), Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA –Goiânia/Goiás) e, Pesquisadores da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo de Moçambique/África.

É imperativo salientar que este curso de extensão, que congrega instituições e Programas de stricto sensu brasileiras (Universidade do Contestado e Centro Universitário Alves Farias) e Universidade Licungo é de significativa importância por vários motivos, entre os quais:

a) aproxima instituições universitárias e, potencializa o diálogo entre pesquisadores pertencentes à comunidade lusófona internacional; viabiliza o diálogo sobre os desafios do desenvolvimento regional e nacional, relativos a países do sul global, que se caracterizam por trilharem, salvaguardadas as singularidades de cada país, modelos de desenvolvimento dependente;

b) potencializa o compartilhamento de desafios, mas também de experiências exitosas de desenvolvimento local e regional;

c) viabiliza espaço de intercâmbio entre pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e demais interessados nos debates sobre os desafios do desenvolvimento regional e nacional;

d) Aprofunda o conhecimento de demandas, sociais, econômicas, culturais e políticas de Brasil e Moçambique, intensificando conhecimentos, experiências e, sobretudo o diálogo entre culturas que compartilham muitos aspectos em comum.

e) enseja o reconhecimento de potencialidades e de desafios comuns as localidades e regiões brasileiras e moçambicanas de constituição de estratégias de desenvolvimento humano, social, política e econômica suficientes, autônomas e soberanas.


Objetivos

Nesta direção, cabe afirmar os objetivos do Curso: “Diálogos Brasil e Moçambique sobre Desenvolvimento Regional:


Objetivo Geral: Compartilhar entre instituições, pesquisadores, estudantes e interessados em geral, agendas, pesquisas e, conhecimentos em torno da agenda do desenvolvimento, de seus desafios e potencialidades no contexto da realidade social, política e econômica brasileira e moçambicana.


Objetivos Específicos:


Análise da conjuntura social, política e econômica brasileira e moçambicana.

Descrição das questões estratégicas presentes na agenda do desenvolvimento brasileira e moçambicana.

Compreensão dos principais desafios e potencialidades da agenda do desenvolvimento brasileira e moçambicana.

Articulação de projetos de pesquisa entre pesquisadores da UnC, Unialfa e UniLicungo.

Informações gerais

Portanto, se trata de um curso acadêmico dirigido à comunidade brasileira e moçambicana, mais especificamente para líderes comunitários, lideranças públicas e privadas, estudantes de graduação, de mestrado/doutorado, egressos das instituições envolvidas, bem como para pesquisadores de Programas de Mestrado/Doutorado da área PLURD –Capes(Br) e, de pesquisadores do Sistema de Pós-graduação de Moçambique.

Diante do exposto, é preciso ainda de argumentar que se trata de um curso de extensão que nos convida ao debate, a reflexão, a pesquisa e ao avanço na compreensão dos desafios inerentes a países de desenvolvimento dependente em reconhecerem sua condição de dependência na dinâmica geopolítica global e, analisar as condições objetivas, políticas, econômicas e sociais de superação desta condição por meio de intensa cooperação com povos e países que se encontram em condição similar. E para que estratégias cooperativas e solidárias de desenvolvimento entre países dependentes possam se estabelecer nada mais apropriado que o diálogo e o conhecimento acadêmico mútuo.

Quanto a estrutura do curso: o curso contempla 6 (seis) encontros com carga horária de 6 horas por tema abordando especificidades brasileiras e moçambicanas, envolvendo pesquisadores das referidas instituições. O evento será encerrado com um Seminário envolvendo os pesquisadores das referidas instituições em torno da articulação de Projetos de pesquisa conjuntos entre Brasil/Moçambique.

No que concerne à data e horários de realização, o curso ocorrerá entre os meses de outubro e dezembro do corrente ano em datas alternadas, às sextas-feiras pela manhã das 9 às 12 horas (horário de Brasília) e, das 14 a 16 horas (horário de Maputo), por meio de plataforma virtual e com gravação dos encontros. A modalidade de realização será via Plataforma Virtual do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA. Os encontros serão gravados para posterior disponibilização em canal do YouTube.

Este curso de extensão é gratuito e com certificação emitida ao final pela Universidade do Contestado em parceria com o Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e Universidade Licungo.


Tiago Tendai Chingore

Doutor em Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2017). Mestre em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de Filosofia. Bacharel em Ensino de Filosofia. Atualmente exerce as funções de Diretor Adjunto para a Pos-graduação na Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo. Docente afeto ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Curso de Filosofia 

Gilmar Fernando Dias da Conceição

Pós-doutorado em Filosofia Moderna (UFMG). Doutor em Filosofia Moderna e Contemporânea, na linha de pesquisa Metafísica e Conhecimento (UNIOESTE), Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política (UNIOESTE), doutor em Educação, na linha de pesquisa Filosofia da Educação (UNICAMP), mestre em Educação, na linha de pesquisa Fundamentos Filosóficos da Educação (UFSCar), graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Lorena. Membro do GT Ética e Política na Filosofia do Renascimento (ANPOF) 

Jairo Marchesan

Graduado em Estudos Sociais - Habilitação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990). Mestrado em Educação nas Ciências/Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). 

Rafael Henrique Dias Manzi

Doutor em relações internacionais pela Universidade de Brasília - UnB. É professor e orientador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Coordenador dos cursos de relações internacionais e ciências econômicas da Universidade Paulista. Professor do curso de graduação em relações internacionais na Universidade Paulista e da graduação em comercio exterior do Centro Universitário Alves Faria. 

Raimundo Mulhaissi

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Pedagógica - Moçambique(2018). Atualmente é Director do Centro de Pesquisa - CEDECA da Universidade Licungo.

Alexandre Tomporoski

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Regional, História do Trabalho, História do Contestado, Patrimônio Agrário e Desenvolvimento Regional. 

Cintia Neves Godoi

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Sócio-fundadora eeCoo sustentabilidade. Professora Titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, Pesquisadora Funadesp. Afiliada ao MOC - Microeconomia da Competitividade do Instituto Michael Porter, da Universidade de Harvard. 

Sandro Luiz Bazzanella

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989). Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e, doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. 

Malaquias Tsambe

Possui graduação em Quimica pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2005) e mestrado em Educacao/Ensino de Quimica pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2011). Atualmente é pesquisador - Royal Institute of Technology, estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e assistente universitario da Universidade Pedagógica - Moçambique 

Link para avaliação e contribuições para uma Agenda de Pesquisa em conjunto após a realização do Curso de Extensão: 

https://www.survio.com/survey/d/G9C9I2E0U1P7H5K9F

Links para encontros:

13 / 10

Análise Social, Política e Econômica Moçambicana Atualizada.

https://us.bbcollab.com/guest/82d4a8b797e342c09f6387ebe255a723

14 / 10

Análise Social, Política e Econômica Brasileira Atualizada.

https://us.bbcollab.com/guest/7dbbae2a20424810bfd526dab2257268

28 / 10 

Situação da pesquisa acadêmica sobre desenvolvimento no Brasil.

https://us.bbcollab.com/guest/ac1167bd94f6403594f30f30a4a6f255

18/11

Situação da pesquisa acadêmica sobre desenvolvimento em Moçambique.

https://us.bbcollab.com/guest/7dbbae2a20424810bfd526dab2257268

25 / 11

Principais desafios e potencialidades da agenda do desenvolvimento brasileiro.

https://us.bbcollab.com/guest/0e5cb9671f854d0595dc4443c3d6f002


01/ 12

Principais desafios e potencialidades da agenda do desenvolvimento moçambicano.

https://us.bbcollab.com/guest/fe61e398a57349c4b6facc1ca17eea4f


01 / 12

Seminário: Projetos de pesquisa conjuntos Brasil/Moçambique.

https://us.bbcollab.com/guest/fe61e398a57349c4b6facc1ca17eea4f