Vamos utilizar 3 sites para o aprendizado, em um versão simplificada do método. O nome é "chave vinculada" pois vamos criar uma chave criptográfica vinculada ao endereço do site.
Escolhi para os exemplos os endereços www.ebay.com, www.google.com.br e www.mercadolivre.com.br.
Uma chave criptográfica é um dado ou uma informação que irá fazer a codificação/decodificação de outro dado ou informação.
Digamos que você vai apostar em um cavalo (alguém ainda faz isso?) e veja uma propaganda colada numa parede, rabiscada com a informação "dbwbmp14". Dá para ter uma ideia do que isso significa? Se você não entende nada de criptografia não vai parecer uma informação útil, só um rabisco de alguém testando uma caneta. Ou suspeitaria talvez que alguém pretendesse apostar no cavalo 14?
Só que a origem da informação acima foi a frase "cavalo03" e uma chave +1 aplicada a cada caractere, individualmente.
Então (c+1=d)(a+1=b)(v+1=w)(a+1=b)(l+1=m)(o+1=p)(0+1=1)(3+1=4). O resultado foi a frase codificada "dbwbmp14".
Isso quer dizer que alguém passou uma dica para outra pessoa, que por sua vez, sabendo que a chave para codificar foi +1, aplicará a chave -1 para decodificar.
Então (d-1=c)(b-1=a)(w-1=v)(b-1=a)(m-1=l)(p-1=o)(1-1=0)(4-1=3). O resultado foi a frase decodificada "cavalo03".
Observem que além de camuflar a informação, ainda foi possível evitar que algum apostador que desconfiasse daquele rabisco apostasse no cavalo certo. Ou seja, se alguém estivesse procurando uma dica, ou um lance de sorte, apostaria no cavalo 14. Esse é só um exemplo bem básico para que o usuário entenda a lógica por trás da criptografia.
Antes de mais nada, não se assuste com o monte de letras e números. Pode parecer difícil, mas na realidade é bem fácil. O seu cérebro é que pode estar um pouco preguiçoso. Considere um desafio. Se não estiver "pegando", refaça. E refaça de novo. Confie em você mesmo, garanto que em breve você vai estar achando graça pela facilidade.
Primeiro vamos elaborar uma senha de uma forma mais fácil, mais simples. A senha vai ser o resultado de três campos, W, X e Y, onde W será a nossa chave, X o nome do site e Y será relacionado a uma frase de sua preferência. Você não precisa decorar essa ordem, é só para ordenar durante o aprendizado.
W = Chave criptográfica
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência
Senha = ?
Como o nome do site já é conhecido, temos que criar dois elementos: a chave criptográfica simples propriamente dita e uma frase.
Vou chutar uma chave simples para X = º(1322). Essa é uma forma simplificada para primeiro, terceiro, segundo, segundo (1.º 3.º 2.º 2.º ). Eu também poderia escrever X = (1322)º, isso não importa muito, é quem está criando a chave que tem que entender. Faça como você achar melhor. Na dúvida, faça como eu sugiro.
Agora vou chutar uma frase simples para Y = (banana é cara)
Finalmente vou aplicar minha chave para X = mercadolivre. Vou brincar um pouco com as possibilidades, até achar uma que eu ache fácil e divertida (sim, isso mesmo, divertida).
W = Chave criptográfica = º(1322)
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência = banana é cara
Senha = ?
Então, para a palavra "mercadolivre", aplicando º(1322), ou seja, considerando o número de ordem de cada letra (primeira, terceira, segunda, segunda), temos mree.
Vejam que eu estou explorando outra possibilidade para minha chave criptográfica, diferente do exemplo do cavalo. Se tivéssemos aplicado a chave +(1322), onde essa seria a forma simplificada para (+1+3+2+2), ou seja, considerando a posição das letras no alfabeto e subindo essa posição na quantidade descrita na chave, teríamos o resultado nhte.
E aplicando -(1322), ou seja, diminuindo as letras, teríamos lbpa. A subtração para algumas pessoas pode parecer bem mais difícil. E é mesmo.
Veja que você pode conseguir inúmeras variações. Como este é um aprendizado, se mantenha nos exemplos que estou passando, deixe as fórmulas mais complexas para depois.
A segunda parte será fixa, para facilitar o trabalho de memorização. Serve para aumentar o tamanho da senha. Vou aplicar uma variação para minha frase simples. NUNCA use palavras existentes no dicionário. E aproveite para utilizar símbolos, números, bem como letras maiúsculas e minúsculas.
Então vamos a Y = banana é cara.
banana é cara = banada_EH_$$$$ = banada_EH_4$
Viram a lógica que eu utilizei? A palavra banana quebraria minha regra de não utilizar palavras do dicionário, então transformei banana em banada. Para não utilizar o símbolo "é", que pode não ser aceita como letra nem símbolo, o transformei em "eh", coloquei em caixa alta "EH", transformei a palavra "cara" em $$$$, e separei os componentes com o underline "_". Finalmente, como achei 14 caracteres muito (eu queria no máximo 12, ainda tem o resto da senha) simplifiquei $$$$ para 4$. Ficou banada_EH_4$
Qual foi o fator determinante que me levou a chegar a esse resultado? Vontade minha. Gostei. Achei um resultado divertido. E pronto, fixei na memória a frase "banana é cara", que quando penso em senha automaticamente meu cérebro converte para "banada_EH_4$".
Talvez você não compreenda de imediato e pergunte: como assim "meu cérebro converte automaticamente"? Novamente, não se preocupe. Isso é um efeito natural da nossa memória que você talvez ainda não tenha reparado. De tão natural como acontece.
Quando você conclui alguma coisa, um resultado original, o resultado não sai da cabeça. Você passa a pensar nele espontaneamente. É como quando você tem uma ideia bacana, ou escuta uma piada muito engraçada, ou ouve uma música legal. Então acontece naturalmente. Não se preocupe, confie nas suas habilidades intelectuais.
Continuando, decore a frase do exemplo. Eu já decorei. E já simplifiquei mais ainda para "1322 banana é cara".
Vou colocar um ponto entre X e Y para facilitar a visualização. Como é um caractere válido, acabo de decidir que fará parte da minha senha.
Aplicando ao mercadolivre então temos "mree.banada_EH_4$"
W = Chave criptográfica = º(1322)
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência = banana é cara = banada_EH_4$
Senha = mree.banada_EH_4$
Vamos aplicar agora aos exemplos "ebay" e "americanas".
Vejam que a senha é aplicável a qualquer endereço possível, exceto se o endereço tiver menos caracteres do que a chave que você estipular. Mas isso é facilmente resolvido, o usuário pode utilizar o padrão que preferir, recomeçar, ignorar...
Tenho certeza que o método descrito nesta página é de fácil compreensão. E mesmo que ainda possa ser melhorado, pois é só um exemplo básico, já é muito mais seguro do que o utilizado pela esmagadora maioria dos usuários que utilizam a mesma senha em diversos sites.
E já permite atingir o objetivo desta página, qual seja, ensinar um método onde a senha varie para cada site, sem que o usuário corra o risco de "esquecer a senha" ou utilizar a mesma em vários cadastros. Se o usuário "pegou o espírito" do método, já posso me dar como satisfeito.
Pratique. Crie um monte de senhas com sua chave. E crie chaves diferentes até você sentir que gostou de alguma. Mesmo com dificuldade de memorização você em pouco tempo não a esquecerá mais. Sugiro o uso de papel e caneta durante o treino.
A seguir, vamos melhorar nossa chave.