Desta vez vamos elaborar uma senha forte de uma forma mais complexa, mas mantendo os mesmo princípios já ensinados.
W = Chave criptográfica
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência = banana é cara = banada_EH_4$
Senha = ?
Vou criar uma chave um pouco mais interessante. Mais complexa. Vamos fugir daquele nosso 1322.
Vou estabelecer a chave +3 ("ÚLTIMO"421N"PENÚLTIMO").
Traduzindo: Vou estabelecer + 3 para a última e penúltima letras. E essas última e penúltima letras ficarão em caixa alta. Para o restante, vou estabelecer +4 para a primeira, +2 para a segunda, +1 para a terceira letras. E vou adicionar N que significa o número de letras do endereço. Nessa ordem.
Eu também poderia dar à chave a seguinte apresentação: +3 (ALT"última"penúltima)123=421+n. Ficaria mais fácil de entender, certo?
Como esse é um processo mental, ou seja, você, depois que chegar a um resultado final não vai precisar ficar andando com um papelzinho por aí, poderá adotar a forma que você achar melhor.
Mas vamos lá, em partes e, como é um exercício, utilizando a chave proposta por mim.
W = Chave criptográfica = +3 ("ÚLTIMO"421N"PENÚLTIMO")
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência= banana é cara = banada_EH_4$
Senha = ?
mercadolivre +3 ("ÚLTIMO"421N"PENÚLTIMO")
A última letra é "e". Com +3 fica "h". Como será em caixa alta, fica "H"
As 3 primeiras letras são 'mer". Aplicando 421 fica: "qgs"
N é o número de letras do nome, então é 12.
E a penúltima letra é "r", que com mais 3 temos o "u" e que em caixa alta, fica "U"
Minha chave gerou, como primeira parte, a senha Hqgs12U.
Nosso Y = banana é cara. Ou seja, banada_EH_4$.
Então X+Y = Hqgs12U.banada_EH_4$
Logo,
W = Chave criptográfica = +3 ("ÚLTIMO"421N"PENÚLTIMO")
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência= banana é cara = banada_EH_4$
Senha (por enquanto) = Hqgs12U.banada_EH_4$
Agora, antes de de aplicar a chave a nossa frase, vamos adicionar Z. Vamos ter:
W = Chave criptográfica = +3 ("ÚLTIMO"421N"PENÚLTIMO")
X = mercadolivre
Y = frase de sua preferência= banana é cara = banada_EH_4$
Z =
Senha (por enquanto) = Hqgs12U.banada_EH_4$
Para Z posso escolher o que eu quiser. Pode ser uma segunda frase, um número. Para exemplo vou escolher para Z o meu ID de exemplo, que é 123mnt123.
A lista de possibilidades acima pode até parecer monstruosa, mas na realidade é só uma profusão de possibilidades, não passam do resultado de um cálculo, um raciocínio.
Ficou um pouco decepcionado com essa parte, a introdução do Z? É porquê a chave criptográfica vinculada na verdade OU é simples, OU é composta...
A complexidade deve ser definida pelo próprio usuário. Pessoas com memória privilegiada podem criar senhas extremamente complexas, com a aplicação e reaplicação das chaves. Mas todos envelhecemos, temos lapsos de memória, temos raciocínio melhor nesse ou naquele campo.
É o usuário que deve encontrar seu limite. Não tente utilizar uma chave em que você não se sinta confortável em aplicar. Mas também não desista de tentar. Papel e caneta na mão, televisão desligada, ambiente tranquilo, e treine. Se sentir um pouco de dificuldade, continue tentando amanhã. Algumas pessoas podem criar uma boa senha em um minuto. Outras podem demorar uma semana. De qualquer maneira, saiba que ambos terão sucesso.
Não importa se você prefere parar no X e Y, se prefere ou não utilizar o Z, se achou tudo muito fácil e acrescenta A,B,C,D... O método Chave Vinculada não é um fim, é um começo, é uma ideia a ser conhecida e explorada.
Meu raciocínio. Quando você observar o resultado do seu raciocínio, notará que toda a aparente dificuldade desaparecerá. É importante que você use sua imaginação, seja original. Encontre a forma mais adequada a você. Sejam senhas mais curtas ou mais compridas. As possibilidades são enormes. E você é capaz de muito mais do que imagina.
Se você está tendo dificuldade com os exercícios, pense o seguinte: você não está empurrando uma parede. Você está empurrando um sofá. Pode ser que ele se mova só um pouco, mas quando você empurrar novamente o seu objetivo já estará mais próximo. Uma hora você chega lá. Treinando e treinando, como os fãs de academia sabem muito bem, uma hora você bota o sofá nas costas e sai correndo com ele. Não desista.
Na próxima página, para finalizar vamos tratar de um assunto que fatalmente se apresentará: a renovação da chave. Para isso vamos utilizar os serviços em nuvem a nosso favor.