DIGITALIZAÇÃO DAS ESCOLAS

Medida: Programa de digitalização para as escolas

QUATRO EIXOS:

  • disponibilização de equipamento individual a alunos e professores (várias fases de entrega)

  • garantia de conectividade móvel gratuita para alunos e professores;

  • forte aposta num plano de capacitação digital de docentes;

  • acesso a recursos educativos digitais de qualidade (p. ex. manuais digitais; repositórios de RED);


| SINOPSE E OBJETIVOS

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

Neste Programa, a capacitação digital dos docentes é considerada determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem, encontrando-se alinhada com outras iniciativas do Ministério da Educação promotoras do sucesso escolar e assumindo-se como o motor de transformação da escola.

Tendo presente esta premissa, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital, vem prever um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Assim, considera-se fundamental que os docentes desenvolvam as CD necessárias para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, a nível pedagógico e didático, promovendo o desenvolvimento das CD dos alunos.

Áreas e Âmbito do DigCompEdu

Com base neste desígnio, importa desenvolver um plano de capacitação digital docente estruturado em 3 níveis de formação, com base nas competências inscritas no Quadro de Referência DigCompEdu, confluindo para o desenvolvimento do PADDE.

Espera-se que o percurso de formação ao longo do Módulo 1 permita aos formandos: a) Conhecer os documentos orientadores que organizam o PTD; b) Conhecer os novos desafios da docência digital em rede relacionados com a Educação Digital; c) Analisar processos de introdução das tecnologias digitais que concorram para o sucesso escolar; d) Compreender a importância do desenvolvimento de CD que promovam a inovação em sala de aula e nos vários contextos profissionais em que os docentes atuam.