Macho adulto de Chactopsis amazonica.
Fêmea adulta de Chactopsis amazonica.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Chactopsis amazonica Lourenço & Francke, 1986
Chactopsis amazonica Lourenço & Francke, 1986 é um escorpião de pequeno a médio porte, com comprimento total variando entre 27 e 31 mm. Sua coloração geral é amarelada a acastanhada, com variações difusas; a carapaça é avermelhada com regiões amareladas, os tergitos são vermelho-acastanhados e os segmentos do metasoma são ligeiramente mais escuros que o prósoma e mesossoma. O télson apresenta a mesma coloração do último segmento do metasoma (Lourenço, 2002).
Os pedipalpos são vermelho-acastanhados e moderadamente granulados, com quatro carenas no fêmur, cinco na patela e tibia lisa, sem carenas. Os dedos do pedipalpo-tíbia apresentam grânulos dispostos em fileiras. As pernas possuem setas distribuídas aleatoriamente nos tarsos, enquanto os olhos laterais se organizam em três pares, e os espiráculos são alongados e ovais. Os péctines possuem entre 7 e 10 dentes, complementando suas estruturas sensoriais.
A espécie foi descrita na região de Manaus, estado do Amazonas, Brasil, mostrando sua ocorrência restrita à Amazônia central (Lourenço, 2002).
Ocorrências de Chactopsis amazonica no Brasil.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Les Éditions de l'IF, 2002.