Brotheas gervaisii Pocock, 1893.
Brotheas gervaisii Pocock, 1893 é um escorpião de porte médio, com comprimento total entre 50 e 55 mm. A coloração geral varia do marrom ao marrom-avermelhado, com a carapaça mais escura, os tergitos ligeiramente mais claros e os segmentos do metassoma em tom avermelhado, enquanto o télson apresenta uma coloração amarelo-avermelhada.
A carapaça é quase lisa, com grânulos muito discretos, textura semelhante é encontrada nos tergitos. O metassoma possui carenas bem desenvolvidas nas faces dorsal, laterodorsal e lateroventral, enquanto as demais carenas são vestigiais ou ausentes. O télson é robusto e apresenta granulação moderada. Os pedipalpos, moderadamente granulados, possuem cinco carenas no fêmur, três na patela e duas na tíbia, e os dedos exibem seis fileiras de grânulos.
A espécie apresenta dois pares de olhos laterais, espiráculos lineares e alongados e péctines com 6 a 10 dentes, características que ajudam na sua identificação e distinção de outras espécies do gênero.
A localidade-tipo de Brotheas gervaisii é incerta, mas a espécie ocorre em partes da região da Guiana, incluindo a Guiana Francesa (Lourenço, 1983). No Brasil, é registrada no estado do Amapá, próximo à fronteira com a Guiana Francesa. Alguns registros em outras regiões da América do Sul são considerados incorretos (Lourenço, 2002).
Distribuição geográfica de Brotheas gervaisii.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Paris: Les Éditions de l’IF, 2002.