Jovem de Tityus neglectus.
Macho adulto de Tityus neglectus.
Fêmea adulta de Tityus neglectus.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Tityus neglectus Mello-Leitão, 1932.
Tityus neglectus é uma espécie de escorpião de tamanho médio a grande, com comprimento total variando de 54 a 78 mm. Sua coloração geral é marrom-amarelada a marrom-avermelhada, com um triângulo negro visível na margem anterior da carapaça, presente de forma mais nítida nos jovens. Os tergitos possuem uma faixa longitudinal escura e os segmentos do metassoma, de cor marrom-avermelhada nos primeiros três segmentos e preta nos segmentos IV e V. Possuem carenas bem desenvolvidas ao longo do corpo, os pedipalpos são marrom-avermelhados, com os dedos escurecidos e ápices claros (Lourenço, 2002). O télson é escuro, com a base do aguilhão avermelhada. Os péctines possuem entre 18 e 22 dentes, sendo 20 o número mais comum.
Tityus neglectus é encontrado em bromélias de solo, geralmente perto da base das folhas, onde se acumula água. Sua distribuição geográfica está restrita às dunas de Natal (RN) e ao Raso da Catarina. O dimorfismo sexual é notável, com os machos apresentando cauda mais estreita e longa, além de não possuírem a lâmina basal dilatada nos péctines, característica das fêmeas (Lourenço & Eickestedt, 1987).
Distribuição geográfica de Tityus neglectus.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Les Éditions de l'IF, 2002.
LOURENÇO, Wilson R.; VON ELCKSTEDT, Vera Regina D. Sinopse das espécies de Tityus do Nordeste do Brasil, com a redescrição de T. neglectus Mello-Leitão (Scorpiones, Buthidae). Revista Brasileira de Zoologia, v. 5, n. 3, p. 399-408, 15 set. 1988.