Macho adulto de Tityus metuendus.
Macho adulto de Tityus metuendus.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Tityus metuendus Pocock, 1897
O Tityus metuendus, descrito por Pocock em 1897, é uma espécie de escorpião da família Buthidae, encontrada na Amazônia Central e Ocidental, incluindo o Peru e os estados brasileiros de Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Com comprimento entre 80 e 90 mm, apresenta uma coloração que varia do marrom-escuro ao preto, com partes específicas como o metassoma (cauda) em tons de marrom-avermelhado e preto-avermelhado, e o télson marrom-avermelhado (Lourenço, 1983).
Essa espécie apresenta um forte dimorfismo sexual, com os machos tendo pedipalpos (pinças) muito maiores e mais robustos do que as fêmeas. Os péctines das fêmeas possuem entre 19 a 22 dentes, e as lâminas basais médias são dilatadas. As carenas do corpo são bem desenvolvidas, destacando-se as do mesossoma e do metassoma (Lourenço, 2002).
É uma espécie que se adapta bem ao ambiente amazônico e é um bom exemplo da diversidade dos escorpiões brasileiros. Sua toxicidade para humanos não é considerada de risco (Lourenço, 1983).
Distribuição geográfica de Tityus metuendus.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Les Éditions de l'IF, 2002.
LOURENÇO, W. R. Contribution à la connaissance du scorpion amazonien Tityus metuendus Pocock, 1897 (Buthidae). Studies on Neotropical Fauna and Environment, v. 18, n. 4, p. 185-193, 1983.