Indivíduo adulto de Tityus adrianoi.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Tityus adrianoi Lourenço, 2003.
Tityus adrianoi é um escorpião da família Buthidae, descrito a partir de exemplares coletados na Serra do Cipó, em Minas Gerais, Brasil, em região de campo rupestre. O nome da espécie homenageia o Dr. Adriano Monteiro de Castro Pimenta, pela sua contribuição aos estudos de escorpiões.
Trata-se de um escorpião de porte médio, com cerca de 55 mm de comprimento total, apresentando coloração amarelo-avermelhada a amarelada, enquanto a carapaça e os tergitos são escuros, criando contraste com regiões mais claras do corpo. O metassoma possui coloração amarela nos primeiros segmentos e avermelhada no último, com o acúleo escurecido na ponta (Lourenço, 2003).
O corpo é fortemente granulado, e a carapaça possui concavidade mediana na margem anterior. Os olhos, incluindo três pares laterais, são bem evidentes. Os pectínes apresentam 21 dentes, e o opérculo genital é mais largo do que comprido, refletindo a típica morfologia da espécie.
O metassoma apresenta carenas bem desenvolvidas, variando de 10 carenas no primeiro segmento a 5 no último. Já os pedipalpos são fortemente carenados, com os dedos contendo 15 a 16 fileiras de grânulos, enquanto as pernas apresentam coloração amarela uniforme, sem manchas difusas.
Embora pertença à família Buthidae, que inclui espécies de relevância médica, até o momento não há registros de acidentes graves envolvendo Tityus adrianoi (Lourenço, 2023).
Distribuição geográfica de Tityus adrianoi.
Referências
LOURENÇO, W. R. Description of a new species of Tityus (Scorpiones, Buthidae) from Serra do Cipó in the State of Minas Gerais, Brazil. Revue Suisse de Zoologie, v. 110, n. 2, p. 427–435, junho 2003.