Physoctonus amazonicus Lourenço, 2017
Physoctonus amazonicus é uma espécie de escorpião de pequeno a médio porte, com cerca de 28 mm de comprimento total, descrita a partir de um exemplar fêmea. Apresenta coloração geral amarela, com manchas marrom-escuras bem marcadas, incluindo um triângulo invertido escurecido na parte anterior do cefalotórax e faixas pigmentadas nos tergitos. O corpo é relativamente achatado, com o mesosoma largo, e o télson possui vesícula globosa e ferrão longo e fortemente curvado.
A espécie possui péctines pequenos, com 13 a 14 dentes, e não apresenta espinhos n a tíbia. É conhecida apenas para o estado do Pará, na região dos Campos do sul da Amazônia, onde foi encontrada sob cupinzeiros, um micro-habitat típico de áreas abertas como cerrados e campos naturais. Essa espécie parece estar relacionada a Physoctonus debilis, mas difere por sua coloração mais escura, morfologia corporal mais achatada e detalhes do ferrão, além de ocorrer em um ambiente distinto e geograficamente isolado.
Ocorrências de Physoctonus amazonicus no Brasil.
Referências
LOURENÇO, W. R. A new species of Physoctonus Mello-Leitão, 1934 from the ‘Campos formations’ of southern Amazonia (Scorpiones, Buthidae). ZooKeys, v. 711, p. 67–80, 2017. DOI: 10.3897/zookeys.711.20187.