Indivíduo de Microtityus adriki.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Microtityus adriki Moreno-González, Bertani & Carvalho, 2024.
Microtityus adriki é uma nova espécie de escorpião descrita recentemente a partir de exemplares adultos coletados em Cantá, no estado de Roraima, norte do Brasil. Essa espécie é apenas a segunda do gênero Microtityus registrada no país e está entre os menores escorpiões da região Amazônica, medindo entre 12,39 e 19,47 mm de comprimento(Moreno-González; Bertani; Carvalho, 2024).
M. adriki é morfologicamente próxima de M. ambarensis, M. biordi e M. litoralensis, mas pode ser diferenciada pela disposição específica dos tricobótrios (cerdas sensoriais) no pedipalpo. A coloração do corpo, em álcool 70%, é amarelo-escura com manchas marrom-avermelhadas, e o carapaço apresenta pequenas manchas escuras ao redor dos olhos e uma marca triangular na região posterior.
O nome da espécie homenageia o aracnólogo brasileiro Dr. Adriano B. Kury, conhecido como “Adrik”, em reconhecimento à sua contribuição para a Aracnologia e aos esforços na reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro(Moreno-González; Bertani; Carvalho, 2024).
Distribuição geográfica de Microtityus adriki.
Referências
MORENO-GONZÁLEZ, Jairo A.; BERTANI, Rogério; CARVALHO, Leonardo S. On one of the smallest Amazonian scorpions: a new species of Microtityus Kjellesvig-Waering, 1966 (Scorpiones, Buthidae) from Brazil, with amended diagnosis and potential distribution analysis for the genus. Zoosystema, v. 46, n. 10, p. 1–21, 2024. Disponível em: https://bioone.org/journals/Zoosystema.