Vista dorsal de Bothriurus sooretamensis, Bothriuridae.
Vista ventral de Bothriurus sooretamensis, Bothriuridae.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Bothriurus sooretamensis San Martín, 1966
Bothriurus sooretamensis é uma espécie de escorpião descrita em 1966, reconhecida pelo seu pequeno tamanho e características físicas distintas. Os machos possuem tegumento (revestimento corporal) com uma granulação delicada, enquanto as fêmeas apresentam um corpo mais liso e brilhante.
Seu metassoma é relativamente curto, com carenas vestigiais no quinto segmento. O corpo, de cor castanho variando de claro a escuro, exibe padrões reticulados visíveis sob microscópio. A parte dorsal da cauda apresenta manchas em degradê do primeiro ao quinto segmento (San Martín, 1966).
Entre suas particularidades, destaca-se o órgão reprodutor parcialmente esclerotizado, aproximando-se da estrutura observada em Bothriurus zengenma.
Os péctines (estruturas sensoriais localizadas na parte inferior do corpo) são bem desenvolvidas, com 15 dentes em cada lado.
Esta espécie foi descrita a partir de exemplares coletados e estudados no Uruguai, mas compõe a escorpiofauna do Brasil (San Martín, 1966).
Distribuição geográfica de Bothriurus sooretamensis.
.
Referências
SAN MARTÍN, Pablo R. Escorpiofauna brasileña III (Bothriuridae): una nueva forma de "Bothriurus" del Brasil. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 181–190, ago. 1966.