Fêmea de Bothriurus rochai, Bothriuridae.
Macho adulto de Bothriurus rochai, Bothriuridae.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Bothriurus rochai é uma espécie de escorpião de porte médio, com machos medindo entre 29 e 41 mm e fêmeas entre 33 e 46 mm de comprimento total. Apresenta coloração predominantemente amarelada clara, com algumas manchas castanhas. Os pentes (pectinas) possuem de 21 a 25 dentes nos machos e de 16 a 21 nas fêmeas. A tíbia do pedipalpo apresenta seis tricobótrias ventrais. A espécie é encontrada nos estados do Nordeste do Brasil, desde a Bahia até o Ceará, incluindo o sudeste do Piauí (Lourenço, 2002). Registros em outras regiões podem referir-se à espécimes identificados erradamente ou indivíduos introduzidos.
Estudos indicam que essa espécie habita principalmente ambientes áridos da Caatinga, mas análises recentes de espécimes coletados em Grajaú, Maranhão, revelaram uma nova subespécie geográfica. A região de Grajaú apresenta condições ambientais mais úmidas, ampliando a distribuição do gênero Bothriurus para áreas mais a oeste do Brasil (Lourenço, 2000).
Distribuição geográfica de Bothriurus rochai.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Les Éditions de l'IF, 2002.
LOURENÇO, W. R. Sobre uma nova subespécie geográfica para Bothriurus rochai Mello-Leitão (Scorpiones, Bothriuridae). Acta Biológica Paranaense, Curitiba, v. 29, p. 117-125, 2000.