Bothriurus illudens illudens Mello-Leitão, 1947
Bothriurus illudens é um escorpião da família Bothriuridae registrado no estado do Paraná (Brasil), com exemplares provenientes da localidade de Caviúna (atual município de Rolândia). É uma espécie de pequeno a médio porte e facilmente reconhecida pela coloração muito escura, frequentemente quase negra. Possui pedipalpos robustos e granulação bem marcada no terço distal do esternito V e na face ventral dos segmentos I e II do metassoma (a “cauda”), sem formar carenas bem definidas; essa granulação tende a ser menos acentuada nos machos. O número de dentes pectíneos é variável, geralmente entre 15–18 nos machos e 10–15 nas fêmeas (Mattoni, 2003).
Revisões taxonômicas demonstraram que diferenças antes utilizadas para separar subespécies não são consistentes, sendo atualmente reconhecida apenas B. illudens. Estudos nomenclaturais indicam ainda que não existe um holótipo originalmente designado; o material analisado corresponde a uma série de sintipos, conforme interpretação baseada no Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.
Trata-se de um escorpião terrícola, associado ao solo e à serapilheira, onde atua como predador de pequenos invertebrados, não sendo considerado de importância médica para humanos (Mattoni, 2003).
Distribuição geográfica de Bothriurus illudens.
Referências
MATTONI, Camilo I. Patrones evolutivos en el género Bothriurus (Scorpiones, Bothriuridae): análisis filogenético. 2003. Tese (Doutorado em Ciencias Biológicas) — Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, 2003.